No local da costumeira feira da Agricultura Familiar, no anexo da Feira Coberta voltado para a Avenida Dr. Neto, que é o Centro de Comercialização, foram realizados dois dias comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. Foi a II Feira Territorial da Agricultura Familiar. Nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de novembro, o local teve mais do que isso. Foi realizado nos dois dias o Encontro de Cooperativas e Associações Rurais do Território Médio Araguaia. Aconteceu também o I Encontro de Mulheres do Campo Médio Araguaia.
A abertura do evento foi na quarta-feira, 23, com a presença de agricultores familiares de vários municípios da região. De cada município o grupo que veio contou com o incentivo de quem na localidade representa o Território Médio Araguaia, instância ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e que visa incrementar a produtividade na área da Agricultura Familiar.
No local foram armadas tendas e toda estrutura para abrigar a realização de palestras. Na manhã de quinta-feira teve palestra com Suzana Rezende, consultora do Sebrae, sobre “Desafios do Cooperativismo”. Na oportunidade, cada representante de município fez relato de suas experiências na Agricultura Familiar.
Pela tarde, o professor José Carlos, do Campus Iporá do IF Goiano, também proferiu palestra sobre “Desafios do Cooperativismo”. O professor Manoel Calaça, coordenador geral do projeto multiserial de apoio aos território Médio Araguaia e Vale do Araguaia e Norte falou no final da tarde sobre “Conjuntura e Ameaças às Políticas Públicas para a Agricultura Familiar”.
Na noite desta quinta, além da feira de hortifrutigranjeiros, teve apresentação musical com gente da terra. A sexta-feira, tanto pela manhã quanto pela tarde, foi de palestras. Esteve orientando os agricultores familiares a palestrante Maria Glaúcia Dourado Furquim, que é especialista em estratégias gerenciais para o agronegócio.
Os que coordenam o Território Médio Araguaia, ao final do encontro, tiveram encaminhamentos que nortearão ações futuras para incrementar ainda mais a Agricultura Familiar na região do Oeste Goiano.