Bom Jardim de Goiás é município da região Oeste de Goiás que está na lista para futura extração e beneficiamento de cobre.
O solo deste município tem esse precioso mineral. Conforme o site da revista Veja, o governo federal fará uma incursão na Europa em busca de investidores para exploração de minério no país, capazes de reverter a estagnação do mercado nacional.
No fim da próxima semana, desembarca em Londres, no Reino Unido, uma comitiva do Ministério de Minas e Energia e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), presidido por Eduardo Ledsham (ex-Vale e B&A Mineração). Eles participarão de um evento do setor com grupos empresariais e fundos de investimento estrangeiros.
A cúpula do órgão participou no mês passado de uma feira no Peru, com delegações de Chile, Equador e Argentina. O governo se prepara para leiloar no segundo semestre do ano que vem quatro pacotes com áreas de exploração mineral que já tiveram estudos de viabilidade de solo iniciados. São campos de cobre (Bom Jardim de Goiás, em Goiás); fosfato (Miriri, em Pernambuco e Paraíba); cobre, chumbo e zinco (Palmeirópolis, em Tocantins); carvão (Candiota, no Rio Grande do Sul); e As empresas vão disputar o direito de pesquisa por três anos para posterior produção. Leva quem puser mais dinheiro na pesquisa. A União deve abrir mão do bônus de assinatura [montante pago pela iniciativa privada na formalização do contrato]. Portanto, receberia em contrapartida apenas com os royalties se os projetos vingarem e começarem a produzir.
Quanto ao cobre de Bom Jardim de Goiás pode trazer grande importância para a economia deste município. Este mineral é muito usado na construção civil. Os tubos de cobre apresentam grande resistência química, mecânica e à corrosão, também possui excelente condutibilidade térmica e elétrica e permite fácil manuseio e soldagem.
As principais aplicações verificadas para as tubulações de cobre são em aparelhos de ar-condicionado; em condensadores; compressores; conectores elétricos; componentes de refrigeração; em usinas de açúcar; em instalações hidráulicas, de gás e resistentes a incêndio.
O cobre é um mineral que tem excelente aplicação em instalações hidráulicas de água quente e fria, redes de combate a incêndio e de gases em geral, tubos de descarga de água, reservatórios, tanques, acumuladores de água quente, interligações de água quente, medidores, entre outros.