A seguir, texto de Evandro Bueno, CEO, atua com a DME Consultoria & Treinamentos
Texto da “Série empresa com 30 anos ou mais”.
Em um momento tão importante, quando a cidade de Iporá lista as empresas com 30 anos ou mais de atuação no mercado, é propício que façamos uma reflexão sobre os principais fatores que proporcionam a longevidade de um negócio.
Mas antes de entrarmos no tema diretamente, é preciso enaltecer a preciosidade dessa homenagem, pois é um reconhecimento mais que merecido para as empresas listadas, afinal, alcançar a marca de 30 anos ou mais, não é para qualquer um e nos deixa uma mensagem de que realmente o negócio deu certo.
Mas qual será a fórmula para alcançar uma longevidade empresarial?
Primeiramente, quero destacar que a DME Consultoria & Treinamentos atua no mercado desde 2013, embora ainda não façamos parte da lista de 30 anos ou mais, temos uma experiência empresarial de mais de 10 anos e como profissional, possuo mais de 20 anos de experiência em gestão empresarial, e podemos afirmar que a longevidade empresarial é resultado de uma combinação de fatores estratégicos bem articulados e colocados em prática. Vamos então elencar aqui os principais:
- Encontrar uma Vocação. É um fator primordial o empresário trabalhar com um segmento que o realize. “fazer o que gosta”;
- Planejamento Estratégico: Saber o que quer e para onde se está indo é fundamental para uma empresa se estabelecer no mercado.
- Foco no Cliente: Colocar o cliente no centro das operações é crucial para a longevidade. É preciso entender a necessidade do cliente e se esforçar ao máximo para atendê-lo.
- Qualidade nos Produtos e Serviços: Oferecer produtos e serviços de qualidade, aliados a um atendimento de excelência, conquistará a confiança do cliente, criando assim uma base sólida e sustentável de clientes.
- Planejamento Financeiro e Orçamentário: Realizar uma gestão financeira organizada e prudente, permitirá manter uma saúde financeira sólida e consciente.
- Inovação Contínua: Acompanhar as tendências do setor, buscar por novas tecnologias, oferecer melhorias constantes irá promover a atração de clientes fidelizados.
- Persistência: Todos os segmentos enfrentam diversos desafios, crises econômicas, pandemias e nesses momentos o empresário necessita pôr em prática muita resiliência, se manter firme e nunca desistir.
- Investir em Comunicação: Conectar-se com o público-alvo, estabelecer e manter uma comunicação ativa, constante e assertiva, é primordial para alcançar ótimos resultados e garantir a longevidade.
Importante: A Longevidade empresarial é consequência de uma combinação de ações estratégicas, as quais sofrem influência de fatores internos e externos. Portanto, as empresas que desejam alcançar a longevidade, devem continuar a se adaptar e evoluírem sempre, permanecendo relevantes e competitivas ao longo do tempo.