A Associação dos Heveicultores de Iporá e Região (AHIR) tem razão em afirmar que solo e clima da região são apropriados para o plantio de seringueiras. Isto fica evidente ao se observar mil árvores existentes nas proximidades de Palestina de Goiás, quase às margens da GO-221. Trata-se de um plantio de 23 anos atrás.
As mil árvores estão frondosas. Estão na propriedade de Júlio César Carvalho Vilela. Delas pode-se extrair o látex que se torna a borracha e que tem boa aceitação no mercado. O produtor poderia, desde que as árvores tinham 5 anos, ter começado a extração. Mas não tem feito isso. As árvores acumulam o produto. É um lucro certo que o fazendeiro tem para o futuro.
Esse plantio é pioneiro na região do Oeste Goiano. Júlio César conta que seu pai, Jaime Gouveia Vilela, era um entusiasmado com seringueiras. Fez o plantio há mais de duas décadas. Ele morreu pouco tempo depois. Só mais recentemente o filho, incentivado pela AHIR, se interessou em dar atenção maior para as mil árvores de seringueiras. É um tesouro que ele tem bem defronte sua casa. Conta que além do proveito financeiro que as seringueiras lhe dará, já oferece qualidade de vida para sua propriedade. Do arvoredo vem cheiro forte e agradável e ainda o barulho das abelhas que aproveitam o néctar de suas flores. Dizem os entendidos que a seringueira capta muito gás carbônico do ar, deixando a área muito mais oxigenada.
Enquanto a prova de que o seringal é perfeitamente adaptável à região pode ser vista em Palestina de Goiás, tem produtores preparando plantios em Caiapônia, Piranhas, Amorinópolis e Iporá. Arnon Ferreira, presidente da Associação dos Heveicultores de Iporá e Região, anuncia que para esse início de temporada de chuvas serão plantadas na região mais sete mil mudas de seringueira. No ano passado foram mais de 5 mil mudas. Arnon conta que a Prefeitura de Iporá entrou como parceira na implantação de seringais no município. O transporte de mudas está sendo mantido pela Prefeitura. Antes do plantio, haverá colocação de calcário no solo dos locais preparados para plantio. Esse transporte de calcário será feito também pela Prefeitura de Iporá. Duílio Siqueira, presidente da Câmara, é um dos filiados na AHIR. Ele tem ajudado os membros da associação a obter os benefícios públicos para alavancar esta atividade. A Associação de Heveicutores conta hoje com 53 filiados. Destes, quem ainda não plantou planeja um dia plantar seringueiras.
Arnon Ferreira, presidente da AHIR, prevê que para a estação chuvosa de 2014 deverão serem plantadas outras 10 mil mudas de seringueiras em propriedades da região. Arnon afirma que os produtores estão a cada dia se convencendo mais de que o plantio de seringueira é mais vantajoso do que a criação de gado.