Certamente o ano de 2015 será o de desapropriação da Fazenda Porta do Sol, no município de Fazenda Nova. Uma visita do superintendente interino do Incra, Alberto Filho, ao Acampamento Boas Novas 5, na última quinta-feira, 8, deixou claro que o processo de desapropriação da área de aproximadamente mil alqueires está avançando, no sentido de oferecer terra aos que querem produzir. A fazenda, cuja atual posse é contestada, segundo acampados, está disponível para reforma agrária. As 40 famílias que peleiteiam a divisão da área afirmam que quem se diz dono da fazenda não tem a documentação legal de posse.
Já foi prevista por três vezes uma vistoria da Fazenda Porta do Sol com a finalidade de desapropriação, mas o suposto proprietário recorreu, o que fez retardar o processo. Numa primeira instância o julgamento foi favorável ao suposto fazendeiro, mas o Incra vai recorrer da decisão porque já há acordo feito na Comissão de Crise da Secretaria de Segurança Pública de que essa vistoria seria a primeira do ano de 2014, o que não ocorreu por causa das intervenções do fazendeiro.
Alberto Filho, Superintendente do Incra, mostrou aos sem terras, durante a visita, o seu entusiasmo com o que deverá acontecer neste 2015. Adesvaldo Rosa da Silva é o agricultor líder do Acampamento Boas Novas. Ele falou com a reportagem do Oeste Goiano, informando que a visita do Superientende foi muito positiva para trazer boas notícias.
Segundo Adesvaldo, o Superintendente também visitou o Acampamento Estrela de Davi, que pleiteia a Fazenda Bradesco e esteve também no município de Jussara (Acampamento Riata), onde, juntamente com a prefeita Tatiana dos Santos (PSB) tratou dos assuntos ligados à reforma agrária. Em suas visitas (município de Fazenda Nova e Jussara) o Superintendente mostrou na conversa com os sem terras acampados que o Incra em Goiás está trabalhando para fazer valer a lei de Reforma Agrária.