Pode-se fazer até 5 covas por minuto com uma máquina que foi inventada por iporaenses. O invento surge antes da onda de plantio de mudas de seringueiras. A máquina surge também para covas de mudas de demais plantas. Usa-se em qualquer trator. Acopla-se no perfurador de solo utilizado no traseiro do trator.
Arnon Geraldo Ferreira teve a ideia e que foi aperfeiçoada pelo torneiro Ézio Martins Morais, da Torneadora Modelo, empresa de Iporá. Arnon e Ezio, ambos iporaenses, simplificaram um modelo já existente de equipamento oneroso e complexo. Chegaram a uma máquina de fácil manejo e de rentabilidade no trabalho de perfuração de covas.
Conta Arnon que iniciou o plantio e desempenho desta broca transformada e adaptada e o resultado foi muito superior ao esperado, inclusive, no aproveitamento da terra no ato do plantio, da água em processo de irrigação, bem como a redução do risco de erosão no terreno.
Um aspecto interessante na máquina desenvolvida é de que quem desenvolve não reclama para si patente. A intenção é dispoinizar para qualquer um que queira uma máquina bastante simplificada de fazer covas. A Torneadora Modelo tem a técnica para se chegar à máquina.