O proprietário Alan Kardec Vilela foi informado na tarde de ontem, 22, segunda-feira, sobre a morte por intoxicação de reses de sua propriedade. Até o meio de hoje, terça-feira, 23, já eram mais de cem vacas mortas por terem ingerido soja em silo bolsa na Fazenda Morro Alto.
É um prejuízo inédito no meio rural desta região de Iporá. O fato foi no município de Ivolândia, propriedade de Lázaro Caetano, que é locatário da terra.
Calcula-se que seja acima de 500 mil reais o prejuízo com o fato das reses terem arrebentado uma cerca e invadido a área onde a soja estava estocada. Informam as pessoas envolvidas no caso que a cerca não tinha condições de preservar o cereal ali estocado.
Sabe-se que o animal ruminante, embora aprecie o sabor da soja, não pode fazer uso desse alimento em excesso, tendo em vista que traz danos para o organismo ao ponto de provocar a morte do animal.
O estoque de soja é de propriedade de Antônio Marcos, produtor de Rio Verde e plantador de soja na localidade.
Haviam 900 reses na propriedade e outras mortes estão sujeitas a ocorrer, tendo em vista que muitas vacas estão com sintomas de intoxicação e podem morrer.
O caso já foi levado à Delegacia, com investigações sendo feitas.