Nesta segunda-feira, 26, a reportagem do Oeste Goiano fez uma enquete entre comerciantes de Iporá a respeito das vendas de Natal.
A constatação é de que nem todos comerciantes ficaram satisfeitos com as vendas dos dias que antecederam o Natal, comentando terem sido inferiores ao ano passado.
Os que mais venderam foram os supermercados, um segmento no qual se percebe mais satisfação com as vendas feitas.
Entre lojistas, alguns chegam a julgar que as vendas não foram melhores porque perceberam um consumidor inseguro com o que vai acontecer com a economia no pós-transição governamental.
Na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iporá o número de consultas entre primeiro de dezembro e o dia 24, a fim de verificar fichas de consumidores para compras a crédito, ficou no mesmo patamar do mesmo período do ano passado. Foram 4.070 no ano passado. Agora, seis consultas a mais. Isso mostra um número de vendas que ficou no mesmo nível. Mas lideranças empresariais explicam que as consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL não são mais uma forma tão eficaz para medir vendas, pois o uso de cartão de crédito e Pix aumentou muito, com relação entre cliente e vendedor sem passar pelo SPC.
De todo modo, a constatação é de que as vendas de Natal não foram tão boas como esperavam a maioria dos comerciantes de Iporá.