O Edital do Proinf 2014, o qual dá oportunidade para mais projetos para que municípios apresentem com vistas a recursos para Agricultura Familiar, é assunto de um colegiado a se realizar nesta segunda-feira, 7, entre 9 e 16 horas, em Iporá, no Auditório do IF Goiano.
O coordenador-geral Território Médio Araguaia (TMA), Valdesson Teles, em nome do Colegiado Territorial, passou esta última semana fazendo as convocações para esta Plenária Territorial. O motivo é a apresentação, esclarecimentos e debate sobre o edital do PROINF 2014.
Está confirmada a presença do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Goiás, Otacílio Alves Teixeira. Além dos representantes territoriais nos municípios da região do Oeste Goiano, estão sendo conclamados também os parceiros: Emater, prefeituras, secretarias municipais de agriculturas e as organizações da Agricultura Familiar.
Os Colegiados Territoriais têm papel fundamental na definição de suas prioridades de contratação de projetos para infraestrutura rural. As propostas devem ser coerentes as diretrizes expressas nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). Além disso, os Colegiados têm a atribuição de realizar a gestão social dos contratos resultantes das propostas apresentadas.
O PROINF 2014 tem a estratégia de inclusão produtiva com foco na segurança alimentar e nutricional, geração de renda, superação da pobreza e das desigualdades sociais, de gênero e etnia, levando à melhoria de vida dos agricultores familiares.
Nesta perspectiva, as propostas apresentadas devem basear-se, preferencialmente, em conhecimentos e princípios da agroecologia e economia solidária, respeitando as diversidades culturais e a economia da Agricultura Familiar.