“Vamos fazer tudo que for possível por parte da Prefeitura para que a piscicultura seja implementada no nosso município”. A afirmação foi do prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), no evento deste sábado, 21, no Lago Pôr-do-Sol, no I Encontro de Piscicultura e Gastronomia da Região do Oeste Goiano. O prefeito apresentou no evento a retroescavadeira que a Prefeitura agora tem para as escavações de tanques em propriedades rurais. Danilo Gleic mostra entusiasmo com esta possibilidade da criação de peixes passar a ser fator de geração de riquezas e empregos no município de Iporá.
Piscicultura e gastronomia foram assuntos que pela primeira vez mereceram uma reunião organizada pelo poder público. A Prefeitura de Iporá aproveitou a oportunidade em que estava organizando a quinta edição do programa Prefeitura em Ação para enfocar também a piscicultura, uma prática cuja perspectiva é de que faça da região de Iporá um pólo para esta alternativa econômica.
Sob tendas, foi feito o evento ligado a criação de peixes. O prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB) recebeu em Iporá o senhor Paulo Roberto Pereira, do Ministério da Pesca, em Brasília. Ele ocupa uma das superintendências do Ministério. Aos iporaenses, na presença de políticos e pessoas já ligadas à piscicultura Paulo roberto Pereira falou sobre essa atividade econômica que é de know how fácil de ser assimilado, que encontra em Goiás muitas águas, clima adequado e cujo mercado financeiro é amplamente favorável, já que Goiás é importador de carne de peixe e o próprio Brasil é um país que também importa o pescado. Com essas informações, o superintendente do Ministério da Pesca estimulou os da região a realmente fazer investimentos na piscicultura. Ao prefeito Danilo Gleic o senhor Paulo Roberto Pereira disse que o Ministério tem muitas verbas disponíveis para apoiar todos que queiram aderir ao negócio do peixe.
No I Encontro de Piscicultura da Região do Oeste Goiano o prefeito Danilo Gleic contou com as presenças de Naçoitan Leite (líder político), Duílio Siqueira (presidente da Câmara) e alguns outros vereadores, secretários municipais, Henrique Paixão (diretor da AGEL) e algumas lideranças da comunidade. Entre os que se interessam por piscicultura, estava presente o senhor Carlos José Alves, do município de Arenópolis. Ele já é um piscicultor com boa produção. Além dos tanques escavados em sua fazenda, iniciou um trabalho de parceria com o empresário Sevan Naves, da PCH Mosquitão. Nesta parceria eles iniciaram o uso das águas do lago da usina para a aquicultura, que é a criação de peixes em tanques submersos. Para tanto, foi criada a empresa Treefish, que paulatinamente vai estar colocando os tanques submersos nas águas do lago com a criação de tilápias, o peixe de carne nobre e muito bem aceita no mercado.
Carlos José Alves e Sevan Naves planejam para Iporá dois empreendimentos que complementariam Iporá como pólo de piscicultura: uma fábrica de ração e um frigorífico de peixes. O prefeito Danilo Gleic tem dito que será possível ceder terreno para esses empreendimentos. Com fábrica de ração, frigorífico e mais os lagos das PCHs, haverá águas e muitas condições apropriadas para a região de Iporá se tornar um grande pólo de piscicultura.
Encontro de Pisicultura
Entrega de retroescavadeira para escavação de tanques
Paulo Roberto, do Ministério da Pesca, em orientações para iporaenses