No dia 24 de fevereiro, das 19 às 22 horas, no Espaço Verde, em Iporá, com apoio de importantes parceiros, a conceituada empresa Reprogene orientou cerca de 63 produtores que compareceram para receber orientações sobre novidades no meio agropecuário.
A equipe Reprogene que trabalha com reprodução e nutrição animal afirma estar grato aos parceiros que contribuíram para que o evento fosse realizado a exemplo da Beckhauser e Tortuga que participaram do evento trazendo palestrantes, também agradece ao Administrador técnico Leonardo Moura, da 3G Agropecuária por apresentar o que uma fazenda é capaz de produzir agradece também a Zoetis, CRV Lagoa e a TCL mourões que estavam presentes no evento, e um agradecimento especial a todos que saíram de suas residências e fazendas para estar presente no evento.
A Beckhauser, da qual estava presente o gerente regional Fagner Rissati, Carla Ferrarini, gerente nacional de marketing e o palestrante Dr. Renato Santos que foi o primeiro da noite, abordando sobre um tema que está impactando muitas vezes de forma negativa a produção de carne e leite bovina que é o Bem estar animal e manejo racional bovino, mostrando a importância de respeitarmos os animais e a natureza e o seu impacto econômico. Ele salientou que o mercado a cada dia mais exige boas práticas de manejo, ressaltou a importância dos produtores terem a cabeça aberta para implantação de novas tecnologias e enfatizou que os animais sentem medo, dor, fome, sede e stress e que é preciso minimizar estes danos em um processo de produção, visando não só o conforto animal mas também um maior retorno financeiro da atividade.
Da Tortuga estava no evento a supervisora de área, Viviane, e o palestrante foi o médico veterinário Fernando Rodrigues Pinto que falou sobre a importância de se fazer uma divisão de lotes por categoria na fazenda, visando a melhoria da condição corporal dos animais para aumentar o índice de prenhêz. O palestrante da Tortuga ressaltou a importância de fazer creep-feeding, tanto para o bezerro quanto para a vaca e apresentou as ferramentas que a Tortuga tem para cada categoria animal.
O terceiro palestrante da noite foi o médico veterinário Reiller Moraes Silva, da Reprogene, que falou sobre estação de monta e inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Mostrou o que é a IATF e como funciona e como aplicá-la no dia a dia. Apresentou seus benefícios, tanto de manejo, quanto no aspecto financeiro, sendo, conforme explicou, uma ferramenta indispensável para aumentar a taxa de prenhêz, aumentando o número de bezerros nascidos na fazenda, além de introduzir material genético superior.
Por último teve o depoimento prático do administrador técnico Leonardo Moura, da 3G Agropecuária, que possui fazendas na região de Iporá e trabalha com um sistema de ciclo completo, com cria, recria e engorda. Mostrou que a empresa usa técnicas modernas de produção sempre preocupadas com as exigências do mercado consumidor. Trabalha com curral ante stress e prática manejo racional, respeitando as necessidades dos animais, visando uma melhor produção, possui estação de monta e faz Inseminação artificial em tempo Fixo (IATF) em suas matrizes, visando uma maior produção de bezerros e com qualidade superior. Leonardo Moura falou da importância de coletar dados para analisar e tomar decisões assertivas para melhorar o desempenho de seus animais. Por fim, discorreu sobre a importância de planejar e estabelecer metas para alcançar seus objetivos.