Através da Agente de Orientação Empresarial, Juliana Sousa, Micro Empresas (com faturamento até R$ 360 mil por mês) e Empreendedores Individuais (faturamento até R$60 mil mês) podem participar do projeto “Negócio a negócio” do Sebrae e que está atendendo em Iporá. Os interessados podem procurar o Banco do Povo, localizado na Praça do Trabalhador, centro.
Até o momento mais de 6.800 empresas da Regional Oeste já participaram do projeto que na cidade de Iporá, começou a realizar a 1ª fase dos atendimentos no dia 15/08 e seguirá até o dia 24/08. Esta é uma iniciativa que está sendo realizada em todos os Estados da Federação. No Estado de Goiás ele se iniciou em 2010 e tem como meta atender todos os municípios. O Sebrae Regional Oeste, com Sede em São Luis de Montes Belos, abrange 53 municípios, nos quais pretende estar presente até o final de 2014. Para 2013 a meta é de 8.400 atendimentos.
O objetivo desta ação é ajudar os empresários a melhorar ou ampliar o negócio. Os atendimentos ocorrem em 3 fases distintas onde na primeira visita (na empresa), um questionário é aplicado por um Agente de Orientação Empresarial do Sebrae, gerando um diagnóstico da situação atual do empreendimento; Na segunda etapa, o Agente devolve ao empresário uma análise conforme o diagnóstico realizado, com as possíveis sugestões de melhorias. Na terceira fase (que ocorre de 20 a 40 dias após a 2ª), o Agente retorna para acompanhamento das sugestões oferecidas. Todo o processo de análise para a devolução das sugestões é acompanhado por um Consultor/Tutor junto ao Agente de Orientação. “O Sebrae procura ofertar soluções de cursos e treinamentos nos próprios municípios onde as visitas são realizadas, explica a Consultora/Tutora do Projeto na Regional Oeste, Elenimar Borges, oportunizando aos empresários o conhecimento de ferramentas de gestão que irão auxilia-lo na implantação das melhorias ou mesmo no fortalecimento das ações já existentes. Na Regional Oeste o Projeto é composto por uma equipe de 2 Analistas/Gestores do Sebrae, Helton e Amorim, de 1 Consultora/Tutora Elenimar e de 6 Agentes de Orientação Empresarial, Anderson, Paula, Jordana, Juliana Sousa, Josane e Julyanna Avelar, que estão percorrendo todos os municípios da Regional. Neste mês estará presente em Iporá a Agente Juliana Sousa.
Para a empresária Analiane Oliveira de Souza Fonseca a iniciativa é como uma consultoria empresarial, sem ter que pagar nada. “Uma consultoria fora tem um custo bem alto, e desta forma que é oferecida é uma oportunidade de buscar novas ferramentas para o nosso negócio de graça”, analisou.
Segundo o analista do Sebrae, José Amorim, O Sebrae realizará ainda em Iporá, a partir deste mês Cursos, Palestras, consultorias personalizadas destinadas aos participantes atendidos ou não pelo Projeto Negócio a Negócio.