
Dentro do Parque Agropecuário Arthur da Costa Barros, e como parte da 38ª. Exposição Agropecuária de Iporá, esta quarta-feira, 23, será de todo um debate sobre o Serviço de Inspeção Municipal, que é uma obrigatoriedade que cada cidade tenha para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados. Sua importância é fundamental para proteger a saúde pública e evitar doenças transmitidas por alimentos contaminados.
Em torno desse debate importante reúnem –se vários órgãos públicos: Emater, Senai, Sebrae, Senar, Sistema OCB Goiás, Goiás Fomento, Sindicato Rural, Prefeitura de Iporá, Agrodefesa, Governo de Goiás e Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo do Brasil. Todos estes órgãos trazem um evento que se chama CARAVANA DO SIM – SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL.
Representantes de vários municípios devem estar presentes, já que todos querem a inspeção de estabelecimentos em cada cidade, que se saiba se os estabelecimentos que manipulam alimentos atendem às normas de higiene e segurança.
Um Serviço de Inspeção Municipal atua muito em controle de qualidade para avaliar a qualidade dos alimentos comercializados, incluindo a verificação de rótulos e embalagens. Na fiscalização, visa aplicar sanções e penalidades aos estabelecimentos que não atendem às normas de segurança e qualidade.
Um dia de orientação aos municípios começa com coffe break e credenciamento dos participantes. A partir de então, uma série de palestras, abordando sobre a forma de se estabelecer o SIM em cada município da região.
