Cleibe Maia (vendedor) e Dr. Rodrigo Braga (comprador) com o touro Round FIV
Gado de ótimo nível passou pela 29a. Expoipo
A comercialização do touro Round Fiv é exemplo de comercialização de gado de ponta dentro do Parque Agropecuário Arthur da Costa Barros, local da realização da 29a. Expoipo. O evento contou com a presença de gado de boa qualidade, a exemplo de bovinos (para corte e leite) e equinos. A comercialização acontece não somente nos 3 leilões programados, mas também no contato entre produtores, durante o evento da semana.
Touro de muito valor
Entre quem vendeu e quem comprou não se revela o valor. Mas sabe-se que o touro nelore reprodutor chamado de Round FIV foi negociado por uma cifra muito alta. O produtor Cleibe Maia, filho de Antônio Maia, da Fazenda Maia, município de Montividiu o vendeu para Dr. Rodrigo Braga, filho de Dr. Tobias Ribeiro, da Fazenda Paraiso, município de Caiapônia. Ambos, vendedor e comprador, falaram com o Oeste Goiano, manifestando satisfação com a negociação e realçando as qualidades deste animal reprodutor.
O agropecuarista Cleibe Maia conta que esse touro nelore de apenas 28 meses e que já pesa 1.090 quilos tem algumas importantes premiações. Ele é filho do Gero e da Iara que vem da vaca Big Ben. Cleibe explica que esse é um touro que pode ser destinado para Central, ou seja, para local de coleta e venda de sêmens.
Esse touro de grande valor genético agregado foi primeiro prêmio de julgamento da raça em Rio Verde neste ano de 2014 (Expo Rio Verde). Também primeiro prêmio em Jataí. Recentemente, em Caiapônia (13a. Expac) ganhou primeiro prêmio e foi reservado touro sênior.
Dr. Rodrigo Braga, comprador do touro Round Fiv, juntamente com seu pai Dr. Tobias Ribeiro, já são conceituados criadores de gado nelore. A aquisição do reprodutor acrescenta muito mais para esse aperfeiçoamento genético. Dr. Rodrigo afirma que está muito satisfeito com essa aquisição e continua com seu propósito de dedicar-se sempre para a criação de gado de corte de boa qualidade. Sabe-se que a raça nelore é ideal para essa finalidade. Todo aperfeiçoamento genético neste sentido acaba contribuindo com a economia de uma região que tem na pecuaria de corte um de seus principais pilares.