A prefeita municipal de São Luís de Montes Belos, Mércia Tatico, juntamente com o vice-prefeito, Adão Silva, o ex-prefeito, Edmílson Tatico, e membros da Câmara Municipal, receberam uma delegação de empresários internacionais interessados em construir uma usina de geração de energia solar, a ser sediada no Município. O projeto está em andamento e a usina já recebeu o nome de UFV CEDRO I.
Compuseram o grupo de visitantes os americanos John Janik, Presidente da EPD (a maior integradora mundial de equipamentos elétricos de grande porte da Siemens), John Norwood, Vice-Presidente da EPD, o mexicano Javier Garcia, Consultor de Geração de Energia da Sócios Energéticos Investimentos (SEI), os brasileiros Rodrigo Arruda Rosa e Raphael Botelho, da Trader Energia, de Recife-PE, Paulo Roberto Dalmazzo, Engenheiro Mecânico, e Julio Roppa, Engenheiro Civil e Economista.
Envolvendo um esforço conjunto do Governo Municipal, Estadual e de vários empresários, a previsão é de que sejam investidos 150 milhões de dólares no Município e alcançar a geração de 240 empregos diretos no Município. “São Luís se beneficiará muito com a instalação da indústria. Só em termos de arrecadação, mensalmente, estima-se um aumento de 600 mil reais, além das centenas de postos de trabalho para nossos cidadãos”, afirmou Edmílson Tatico.
A potência inicial da usina será a geração de 30.000 kW, mas o grupo empresarial manifestou, na ocasião, a intenção de expansão da empresa a curto prazo. Atualmente, a empresa busca a liberação de licença para início de construção. A obra tem a previsão de conclusão em um ano.
“Receber os atores deste empreendimento aqui, em São Luís, foi de suma importância para unir esforços para conseguirmos, o mais rápido possível, concluir o projeto. A instalação desta usina será, para São Luís e para o Estado de Goiás, uma grande realização que nos coloca em uma perspectiva inovadora em relação à América Latina”, ressaltou a Prefeita Mércia Tatico.
Rodrigo Arruda, com raízes em São Luís e atuante no desenvolvimento de produção de energias alternativas há 15 anos e que é um dos responsáveis pelo empreendimento, comentou a importância da busca da energia renovável sem grande impacto ambiental, como da energia solar. Arruda ressaltou a crise que passa a matriz energética brasileira fundada na energia hidrelétrica e como a geração de energia por outros métodos mais benéficos ao planeta vem se tornando indispensável.