Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Se chegou a 30 anos ou mais é que empresa tem planejamento estratégico

Da Série Empresa com 30 anos ou mais, trazemos mais um enfoque. Mais um texto de Evandro Bueno, consultor empresarial, que mostra que umas características básicas para empresa com longevidade, dessas que tem 30 anos ou mais de atuação, é possuem planejamento estratégico. Vale a pena afirmar, com toda certeza, que se a empresa chegou a 30 anos ou mais é porque teve planejamento estratégico.

A seguir, texto de Evandro Bueno:

Como já disse Peter Drucker “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões tomadas no presente.”

Logo, o planejamento precede o futuro. Em outras palavras, não deveríamos iniciar um empreendimento sem um planejamento detalhado do “passo-a-passo” de como tudo deverá acontecer.

Então, o planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, de forma crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível. Ele deve ser capaz de trazer ainda, confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.

O Planejamento Estratégico deverá trazer resposta para três perguntas:
1 – Onde estamos (qual a atual posição no mercado)?
2 – Onde queremos Chegar, (qual o objetivo a ser alcançado)?
3 – Como faremos para chegar lá (qual o caminho a ser percorrido e como)?

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que representa “um roteiro fundamental” para traçar os caminhos a serem percorridos em busca do objetivo, e uma vez determinado, deverá ser seguido à risca, realizando apenas ajustes, quando necessários, sempre baseado em quatro grandes pilares: diretrizes institucionais, estrutura de mercado, gestão de finanças, ação e monitoramento do plano de Ação.

Como parte essencial de uma organização, o planejamento deverá sempre estar alinhado a visão organizacional, atuando diretamente nas bases das informações do empreendimento, elencando as atividades que serão realizadas, como serão realizadas, por quem serão realizadas e quais os resultados e indicadores devem ser alcançados. Esse trabalho permite aos gestores compreender o negócio como um todo, planejando sua viabilidade por atividade (setores) separadamente, proporcionando maior estabilidade, assertividade e geração de resultado.

Lembre-se: não há um caminho único e fácil para o sucesso, é preciso planejar estrategicamente todos os passo, os investimentos e os resultados esperados. Uma empresa deverá existir primeiro no papel, um “Plano de Negócios”, para depois existir de fato. A inversão desse processo será como navegar em alto mar sem bússola ou qualquer outro instrumento de direção.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-11-15-at-05.02
Ranking do ICMS para 2025. Iporá ganha. Caiapônia e Jussara perdem
WhatsApp-Image-2024-11-12-at-06.12
Consumo de energia em outubro bate novo recorde no estado
WhatsApp-Image-2024-11-07-at-06.29
Confira preços dos principais produtos do mercado agropecuário
vidro
Governo lança edital voltado para agroindústrias de pequeno porte
WhatsApp-Image-2024-11-03-at-17.29
Biofábrica inaugurada vai impulsionar biotecnologia e sustentabilidade
WhatsApp-Image-2024-11-15-at-05.02
Ranking do ICMS para 2025. Iporá ganha. Caiapônia e Jussara perdem
WhatsApp-Image-2024-11-12-at-06.12
Consumo de energia em outubro bate novo recorde no estado
WhatsApp-Image-2024-11-07-at-06.29
Confira preços dos principais produtos do mercado agropecuário
vidro
Governo lança edital voltado para agroindústrias de pequeno porte
WhatsApp-Image-2024-11-03-at-17.29
Biofábrica inaugurada vai impulsionar biotecnologia e sustentabilidade