Frigorífico Qualifrig
Neste sábado (22), acontece na cidade de Iporá, a inauguração do frigorífico Qualifrig, com capacidade para abater 500 animais por dia, visando à comercialização de carne com osso, além de miúdos e subprodutos. Os produtos terão sua qualidade atestada pelo SIF – Serviço de Inspeção Federal e a princípio serão comercializados nos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, além de exportação para diversos países.
O empreendimento vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos no inicio das atividades, podendo chegar a 250 quando alcançada a capacidade total de abate. Com a implementação da unidade de desossa, que já está planejada para começar a funcionar em 2015, chegará a cerca de 500 empregos diretos e 1.500 indiretos.
O investimento total no projeto foi de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), e estão previstos mais R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), para a construção da unidade de desossa, acima citada.
O Estado de Goiás tem o terceiro maior rebanho de bovinos do Brasil, com aproximadamente 22 milhões de cabeças de gado, segundo o IBGE, e suprirá cem por cento da demanda da Qualifrig. Boa parte da matéria-prima virá de fazendas em zonas rurais de Iporá e seus vizinhos, contribuindo assim, para fomentar ainda mais a economia da região.
Atenta às questões ambientais, a unidade possui sistema de tratamento de água e esgoto próprios; o resíduo líquido da produção será todo tratado nas lagoas de decantação. Só serão adquiridos bovinos de fazendas que não pratiquem desmatamento ilegal, nem utilizem mão de obra escrava, e há um aproveitamento total do gado bovino.