Com a meta de fazer, durante o mandato, do fortalecimento da economia a principal bandeira de luta, o senador Vanderlan Cardoso iniciou por Iporá um circuito de debates sobre o assunto. Foi nesta sexta-feira, 31, o primeiro dos eventos que levam o nome de ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA. Eram mais de vinte municípios representados em Iporá, no auditório do Campus do Instituto Federal Goiano, quando os convidados do senador foram recepcionados com café da manhã e, até 13:30 horas, passaram por uma série de curtas palestras sobre temas variados, todos dentro do enfoque do fortalecimento da economia.
A presença de participantes foi surpreendente, ao ponto de lotar o auditório. Eram prefeitos, vereadores, empresários, líderes da comunidade, vindos de diversos municípios, todos eles a fim de ouvir a mensagem de um senador que tem o perfil do empreendedorismo e pode ser aliado importante na geração de empregos e renda. Estava presente também o deputado estadual Paulo César Martins, do MDB.
Ao discutir o assunto “empreendedorismo” o senador não faz isso sozinho. A série de debates que pretende fazer acontecer em diferentes regiões de Goiás tem parceiros. No caso de Iporá, fez acontecer o encontro em parceria com a Prefeitura e com o IF Goiano. Estava presente e fez discurso na abertura o prefeito Naçoitan Leite, quando enfatizou o papel de um senador empreendedor que busca atuar prioritariamente na geração de empregos e renda, algo que Iporá muito precisa. O reitor Vicente Almeida, do IF Goiano, também estava presente, bem como outros diretores, professores e até alunos desta escola federal.
O modelo do evento foi de colocar diferentes palestrantes para falar, em apenas alguns minutos, sobre possibilidades econômicas da região. Um deles foi o geólogo e empresário Sevan Naves, que mostrou tudo que a região de Iporá tem em forma de reservas minerais. Abelardo Vaz, prefeito em Inhumas, mostrou projetos de geração de empregos e renda que deram certos na cidade que administra. Técnicos de ministérios também falaram sobre possibilidades que estão disponíveis para as prefeituras.
No final da programação o empresário Sevan Naves conduziu o senador, prefeitos e vários dos participantes para o Lago da PCH Mosquitão, no Rio Caiapó, onde conheceram o projeto de piscicultura, modelo de geração de empregos e renda e que é possibilidade que pode ser ampliada na região do Oeste Goiano. Segundo Vanderlan Cardoso, “mesmo em crise no país, é possível o empreendedorismo”.