Tem até participantes de outros estados brasileiros no III Simpósio de História que está começando nesta quarta-feira em Iporá. Estão inscritos no Simpósio mais de 600 pessoas. A Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Iporá, sinalizou a cidade para receber os visitantes.
O evento terá início às 19 horas desta quarta-feira, na Mansão Casa Verde. Ao longo das manhãs e tardes da quinta e da sexta-feira, atividades diversas ocorrerão no Campus, sendo as noites são reservadas para conferências na supracitada casa de eventos. O Magnífico Reitor da UEG, Prof. Dr. Haroldo Reimer, prestigiará o encontro. Estados. Os organizadores acreditam que este será o maior evento acadêmico ocorrido na região.
Programação:
28/08(quarta)
Verpertino (14-17h) – Credencimento
(19-22h) Conferência de abertura com Dra. Márcia Maria Menendes Motta(UFF)
29/08(quinta)
Minicursos
Simpósios Temáticos
Mesa redonda Didática da História com Dr. Rafael Saddi (UFG), Dr. Marcelo Fronza (UFMT) e Dr. Itamar Freitas (UFS)
30/08(sexta)
Atividade cultural e Fórum de Graduação da Assembleia Geral
Simpósios Temáticos
Conferência de encerramento com Dr. Dr. Sérgio Ricardo da Mata (UFOP)
Objetivos do Simpósio
1- Fomentar o debate entre a comunidade acadêmica dos cursos de História presente nas Unidades Universitárias da UEG a respeito do tema proposto, bem como completar a formação curricular dos estudantes.
2- Propor aproximação e diálogo entre professores e alunos de História proporcionando um momento de troca de ideias, de discussões e de propostas acerca de temáticas que contribuam na formação acadêmica e profissional.
3- Possibilitar um ambiente de trabalho acadêmico que leve à reflexão crítica dos fundamentos e categorias que envolvem a temática do evento.
4- Discutir a importância do profissional de história no cenário educacional brasileiro, percebendo os desafios e contribuições dos mesmos.
5- Expor ideias e assuntos que fomentem a discussão e intensa participação dos estudantes e profissionais ligados às áreas de pesquisa e extensão do curso.
6- Incentivar a formação de redes de pesquisa entre os professores das unidades que compõem o curso de História da UEG, bem como entre pesquisadores de todo o Brasil.
7- Possibilitar aos alunos do curso um espaço para a exposição e debates de seus trabalhos.
8- Favorecer a formação continuada dos professores já formados e que atuam nas redes municipais e estadual de Educação Básica.
ALCORÃO
PARTE I