Em tempo de isolamento social, são 72% dos alunos da rede estadual de ensino na região que estão participando de aulas não presenciais, o que ocorre atendendo às medidas do Ministério da Saúde e a RESOLUÇÃO CEE/CP Nº 05, de 01 de abril de 2020 que prevê este tipo de ensino até o dia 30/04/2020, como forma de reduzir a disseminação do Coronavírus (Covid-19). A Coordenação Regional de Educação de Iporá tem realizado estas aulas e buscado estratégias para que o aprendizado chegue até os estudantes de forma efetiva.
As Unidades Escolares Estaduais, além de estratégias próprias passaram a contar, desde o dia 03 de abril, com o Portal NetEscola, que possui conteúdo em formato de textos e vídeos que abordam todos os componentes curriculares de todas as áreas de conhecimento. Esse portal será atualizado semanalmente e foi elaborado com o objetivo de auxiliar os professores no planejamento das aulas durante esse período de suspensão de aulas presenciais.
Para a Coordenadora Regional de Educação de Iporá, Professora Regiane Cândido, diante do contexto atual considera ser uma alternativa mais viável do que o calendário de reposição, visto que em experiências anteriores a participação dos alunos não atendeu às expectativas. Até o momento temos atingido uma participação média de até 72% dos estudantes nas aulas não presenciais. Entendemos que é um período desafiador para todos, inclusive para as famílias, mas também de intenso aprendizado, portanto reconhecemos a necessidade de adaptação.
Todos estamos trabalhando muito, os professores no planejamento e execução das aulas. O Grupo Gestor, os Tutores da Coordenação e própria Secretaria no acompanhamento das mesmas de forma a minimizar as perdas qualitativas de aprendizagem.
Para melhor atendimento às famílias a partir desta semana as unidades escolares retornam suas atividades administrativas.
A CRE Iporá está realizando webconferências com as Equipes Gestoras das Escolas para repasse de informações e esclarecimento de dúvidas e têm sido uma excelente alternativa para a realização de reuniões neste período de distanciamento social.