A acadêmica Paula Roberta dos Santos, concluinte do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá, sob orientações da professora Thalitta Fernandes de Carvalho Peres e do professor Renato de Assis Ribeiro, realizou uma pesquisa que culminou com o Trabalho de Curso intitulado: “Davydov e Ensino Médio: o cálculo de áreas e volumes por meio de Integral Analítica e Numérica”.
A pesquisa expõe uma proposta de ensino fundamentada em uma teoria contemporânea chamada Teoria do Ensino Desenvolvimental, edificada por Davydov, procedendo à Teoria Histórico-Cultural idealizada por Vygotsky. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma matemática contextualizada por métodos concretos através do ensino da Integral Analítica e da Integral Numérica. A pesquisa teve como resultado final algumas aplicações cotidianas e interdisciplinares, destacando a estimativa do volume de água do lago Pôr do Sol de Iporá-GO (em setembro era de aproximadamente 80.329.817,47 litros de água), a área de uma região queimada e a extensão territorial do Estado de Goiás.
Concluiu-se que a Teoria Histórico-Cultural e o Ensino Desenvolvimental contribuem para uma organização de ensino que permite um processo de ensino e aprendizagem significativo, mostrando a importância da matemática para a matemática, para outras ciências e para a vida, valorizando o pensamento do aluno, partindo de seu espaço cultural e social.
Produto também dessa pesquisa, o artigo, “Uma introdução de Integral Numérica para alunos do Ensino Médio fundamentada no Ensino Desenvolvimental”, foi apresentado no I Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação e II Conferência deFormaçãodeProfessores.O artigo também foi aceito para publicação na revista Enciclopédia Biosfera.
Contudo, após toda essa experiência vivida através desse trabalho é inevitável fazerum convite aos educadores em matemática, para que de fato façam a inserção damatemática na realidade dos alunos com o objetivo de aproximar a teoria e a práticae consequentemente aperfeiçoar todo o processo de ensino e aprendizagem. Enfim, nãodeixem que os alunos padeçam em gaiolas cercadas puramente de teorias, dê asas paraque eles, munidos de conhecimentos teóricos, possam explorar toda a realidade que oscercam.