Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Acadêmica da UEG mostra pesquisa sobre Lago Pôr-do-Sol

A acadêmica Paula Roberta dos Santos, concluinte do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá, sob orientações da professora Thalitta Fernandes de Carvalho Peres e do professor Renato de Assis Ribeiro, realizou uma pesquisa que culminou com o Trabalho de Curso intitulado: “Davydov e Ensino Médio: o cálculo de áreas e volumes por meio de Integral Analítica e Numérica”.

A pesquisa expõe uma proposta de ensino fundamentada em uma teoria contemporânea chamada Teoria do Ensino Desenvolvimental, edificada por Davydov, procedendo à Teoria Histórico-Cultural idealizada por Vygotsky. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma matemática contextualizada por métodos concretos através do ensino da Integral Analítica e da Integral Numérica. A pesquisa teve como resultado final algumas aplicações cotidianas e interdisciplinares, destacando a estimativa do volume de água do lago Pôr do Sol de Iporá-GO (em setembro era de aproximadamente 80.329.817,47 litros de água), a área de uma região queimada e a extensão territorial do Estado de Goiás.

Concluiu-se que a Teoria Histórico-Cultural e o Ensino Desenvolvimental contribuem para uma organização de ensino que permite um processo de ensino e aprendizagem significativo, mostrando a importância da matemática para a matemática, para outras ciências e para a vida, valorizando o pensamento do aluno, partindo de seu espaço cultural e social.

Produto também dessa pesquisa, o artigo, “Uma introdução de Integral Numérica para alunos do Ensino Médio fundamentada no Ensino Desenvolvimental”, foi apresentado no I Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação e II Conferência deFormaçãodeProfessores.O artigo também foi aceito para publicação na revista Enciclopédia Biosfera.

Contudo, após toda essa experiência vivida através desse trabalho é inevitável fazerum convite aos educadores em matemática, para que de fato façam a inserção damatemática na realidade dos alunos com o objetivo de aproximar a teoria e a práticae consequentemente aperfeiçoar todo o processo de ensino e aprendizagem. Enfim, nãodeixem que os alunos padeçam em gaiolas cercadas puramente de teorias, dê asas paraque eles, munidos de conhecimentos teóricos, possam explorar toda a realidade que oscercam.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-03-26-at-15.49
De parceria com Colégio Aplicação, CLIF oferece ensino de Espanhol
WhatsApp-Image-2025-03-20-at-09.45
Estudantes do interior são premiados em evento científico da UFG
unipora
Termina dia 20 prazo de bolsas integrais para os de 45 anos ou mais
WhatsApp-Image-2025-03-15-at-16.22
Inauguração de obra fez parte do aniversário do IF GOIANO Iporá
WhatsApp-Image-2025-03-15-at-14.13
Alunos do CEPI Aplicação receberam o Cartão Bolsa Estudo
WhatsApp-Image-2025-03-26-at-15.49
De parceria com Colégio Aplicação, CLIF oferece ensino de Espanhol
WhatsApp-Image-2025-03-20-at-09.45
Estudantes do interior são premiados em evento científico da UFG
unipora
Termina dia 20 prazo de bolsas integrais para os de 45 anos ou mais
WhatsApp-Image-2025-03-15-at-16.22
Inauguração de obra fez parte do aniversário do IF GOIANO Iporá
WhatsApp-Image-2025-03-15-at-14.13
Alunos do CEPI Aplicação receberam o Cartão Bolsa Estudo