Professores e acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Iporá – fizeram aula campo coletivo, envolvendo a geografia física e geografia humana. Os profissionais Adjair Maranhão, Flavio Alves, Marlúcia Marques, Silvaci Santiano e Washington Alves levaram os acadêmicos para a região norte de Goiás. Isso foi realizado no mês passado.
Mediante análise dos possíveis locais a serem visitados, no âmbito estadual, ficou decidido em reunião do colegiado do Curso de Geografia, que o campo coletivo seria realizado nos municípios de Minaçu, Niquelândia e Jaraguá, nos dias 23 a 26 de outubro.
O roteiro levou os acadêmicos a conhecer mais sobre a Geografia de Goiás e suas diversidades, tais como se dá o processo de mineração, extração mineral e a preservação ambiental nos municípios de Minaçu-GO e Niquelândia-GO.
Foram analisados aspectos do solo, relevo, vegetação do cerrado na região norte do estado de Goiás e também realizado visitas à usina de FURNAS e a mineradora Níquel e Cobalto VOTORANTI METAIS.
Também foi realizada uma visita ao SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA D’ABADIA no povoado do Muquém, em Niquelândia, onde é realizado uma das festas religiosas mais populares do Brasil, com mais de dois séculos e meio de tradição e ainda visitaram e conheceram o polo confeccionista da cidade de Jaraguá, conhecendo o mercado regular de confecção e o mercado clandestino de roupas falsificadas.
Ao final os participantes fizeram uma avaliação positiva do trabalho de campo, momento em que puderam ver na prática os conhecimentos teóricos que são aprendidos nos livros e nas exposições dos docentes em sala de aulas.
Cabe ressaltar aqui que na UEG os acadêmicos não tem custo algum com o transporte. O mesmo é realizado com a frota de ônibus própria da Universidade e outros trabalhos de campo já estão sendo programados para o ano de 2016.