No início deste mês, em 06/05, os integrantes e responsáveis pelo projeto Produção e Plantio de Mudas Nativas do Cerrado, realizaram uma aula campo na Área de Proteção Ambiental Morro do Macaco (APA Morro do Macaco). Esta teve como objetivo oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática envolvidos no projeto a conhecer as paisagens naturais e antropizadas existentes no interior e ao redor da maior Unidade de Conservação do município de Iporá, que este ano completou 20 anos de existência.
Durante a ocasião, os estudantes foram estimulados a refletir sobre a importância de se utilizar as áreas protegidas como espaços para promover o ensino e aprendizagem de forma crítica e a necessidade de protegê-las, como a APA Morro do Macaco, único local do mundo onde ocorre a espécie vegetal Archidium oblongifolium D.F. Peralta, A.B.M. Rios & Goffinet.
Após a aula campo, a equipe do projeto visitou o aterro do município de Iporá. Conduzida pelo vice-prefeito e secretário de obras de Iporá Duílio Siqueira, a visita teve por objetivo levar os graduandos a conhecer como ocorre a gestão do local destinado a receber os resíduos produzidos pelos iporaenses.
Essas atividades constituem parte da proposta de formação interdisciplinar crítica em Educação Ambiental do projeto Produção de mudas, que propõem o desenvolvimento de novas aulas campo até o término de 2017 em localidades da região que possibilitem abordar temas ambientais de forma contextualizada por qualquer área do conhecimento. (do site da UEG de Iporá)