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Alunos de escola criam o próprio sistema de segurança

Professor e alunos em atividade na sala de aula

Estudantes do 6º ano do CEPI de Aplicação criaram o seu próprio sistema de segurança autônomo. Foi elaborada uma forma de se ter essa segurança em baixo custo em relação ao valor que empresas privadas cobram pelo mesmo serviço.

Surgiu na escola a proposta de criação de um sistema de segurança que realizasse monitoramento em tempo integral, com alteração automática de fonte de energia para uma fonte alternativa, caso haja ausência de energia elétrica da rede.

Dessa forma, na escola os equipamentos funcionam sistematicamente, podendo ser acompanhado pelo celular de pessoas cadastradas e na ausência de internet todas as cenas são gravadas em cartão de memória, ficando assim registrado para possíveis consultas. Depois da instalação, o sistema não gera despesas de manutenção, sendo considerado de baixo custo de implementação.

Os estudantes escolheram uma área da escola para implantação do sistema de segurança criado, mediram, calcularam e desenharam o espaço. Em seguida, pesquisaram, estudaram, testaram e o protótipo foi efetivado. Para chegarem até a prática estudaram sobre componentes eletrônicos, fontes de energia e variações, sustentabilidade e lixo eletrônico.

Neste Projeto eles aperfeiçoaram habilidades de pesquisa, cálculo, leitura e escrita, representação física, aplicabilidade da tecnologia e reaproveitamento. Importante ressaltar o Protagonismo exercido e evidenciado pelo destaque do trabalho em equipe, participação efetiva em cada etapa, desde o planejamento à execução. Todo o processo foi acompanhado e monitorado pelos professores Rogério Menezes, Hellen Xavier, Leaci Martins e Linjheime Priscila.

O projeto foi considerado pela Liga STEAM um dos 50 melhores do Brasil, o único do Estado de Goiás, da categoria Ensino Fundamental, com o tema Tecnologias e Sustentabilidade. A comunidade escolar está aderindo ao projeto e a equipe gestora já solicitou, aos alunos e professores, outro protótipo a ser instalado em outra área da escola.

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