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Alunos do Colégio Ariston apresentam trabalho em evento Científico

Os alunos do 3º ano E do Colégio Estadual Ariston Gomes, Karen Silva de Sousa e João Fhilipe Borges Teles, sob orientação da professora de Matemática, Núbia Cristina dos Santos Lemes, apresentaram o trabalho Vitalidade em Gotas. Isso foi na sexta-feira, dia 19 de junho,  no Encontro de Biologia – Enbip – da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Iporá.

No trabalho eles destacaram a importância da água, que embora vital, uma considerável parcela populacional não a preserva. Na comunicação oral apresentaram dados sobre a distribuição e utilização de água no município de Iporá, tendo em vista informar e mobilizar sobre hábitos que devem estar presentes na rotina diária para evitar o desperdício da água.

Abordaram, inclusive, a periculosidade de ingerir e entrar em contato com água contaminada, pois esta pode ocasionar diversas doenças infecciosas como a cólera, a amebíase, a leptospirose entre outras.

Estes resultados foram obtidos a partir do desenvolvimento de um projeto envolvendo Matemática (professora Núbia Cristina) e Geografia (professora Laura Cristina) na escola com o objetivo de fazer o estudo sobre a água e contextualizar conhecimentos como: pesquisa estatística, coleta e tratamento de dados, média, mediana, porcentagem, construção de gráficos, leitura e escrita.

O projeto abarcou estudo sobre mananciais que abastecem o município de Iporá, a necessidade da preservação da água, palestra ministrada pelo técnico da Saneago Senhor Manoel Carlos, pesquisas em domicílios iporaenses, visita à captação e estação de tratamento da água para acompanhar seu processo de purificação e distribuição quando observaram os processos da coleta, floculação, decantação, filtragem e cloração da água.

Nas pesquisas domiciliares foram aplicados questionários estruturados, pelos 57 alunos das turmas de 3º ano do ensino médio em 160 residências espalhadas em bairros distintos do município. Uma das questões da pesquisa revelou que 34% das pessoas pesquisadas utilizam água tratada para lavar calçadas, desperdício que poderia ser evitado com o uso de baldes ou vassouras.

A população necessita se mobilizar e conscientizar sobre como e porque cuidar da água. É preciso que cada um analise sua postura e adote um novo comportamento no cuidado com a água destacaram os alunos.
Parabéns aos alunos que já adentram no mundo da iniciação científica!

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