Uma parceria entre as PCHs Rênic e Tamboril em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC de Iporá, proporcionou a realização de palestras na tarde da última sexta-feira, 26, para os alunos do colégio estadual Ana Algemira do Prado no município de Palestina de Goiás.
Com o objetivo de levar informações e esclarecimento aos estudantes do sexto ao nono ano do ensino básico foi realizada na tarde do dia 26, sexta-feira, uma palestra associada a uma dinâmica teatral com profissionais do ambulatório das usinas Rênic e Tamboril e técnicos em enfermagem do SENAC de Iporá.
O tema da palestra foi sobre “Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs”, tendo à frente os palestrantes Adriana Soares de Lima e Silvanei Santos dos Reis, alunos técnicos de enfermagem SENAC. Eles abordaram algumas das principais doenças sexuais, falando dos sintomas, danos à saúde, tratamentos e formas preventivas de evitar esse tipo de doença.
Dando continuidade, os alunos técnicos em enfermagem coordenados pela Enfermeira Lilian Maria Ferreira responsável pelo ambulatório de saúde das duas usinas realizaram em forma de teatro uma apresentação focando situações em que o uso do preservativo é muitas vezes esquecido.
Em seguida, nesse trabalho de orientação e esclarecimento foi realizada uma conversa franca com os alunos abordando as principais causas para que ocorra a gravidez precoce na adolescência e suas consequências para a carreira estudantil do estudante, pois, mais de 80% das mães jovens não voltam à escola.
A Diretora Vera Lúcia Gonçalves de Amaro junto com o grupo gestor do colégio enfatizou que este tema abordado é fundamental, uma vez que a atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais precocemente, com consequências indesejáveis imediatas como DSTs e gravidez, muitas vezes inesperadas.
Os trabalhos de Educação Socioambiental realizado nos municípios atende ao Programa Básico Ambiental – PBA das PCHs Rênic e Tamboril. As empresas titulares destas PCHs, presididas pelo geólogo Dr. Sevan Naves, cujas obras são localizadas nos municípios de Arenópolis e Palestina de Goiás, no oeste goiano.