Na manhã desta segunda-feira, 18, no recinto da Câmara Municipal de Iporá, foi realizada a aula inaugural do curso de Direito do Campus de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Políticos, educadores e alunos estiveram presente, em ocasião quando foi relembrada a luta para se ter o curso que agora é realidade em Iporá, de forma gratuita.
Saulo Henrique, diretor da UEG de Iporá, recepcionou a todos. Haroldo Heimer, reitor da UEG, esteve presente. Estava presente o deputado federal João Campos, prefeito Naçoitan Leite, presidente da Câmara Keilo Borges e outros vereadores. Estava também presente Vanessa Cândido (presidente da Subseção da OAB), Duílio Siqueira (vice-prefeito) e Maria Olinda, que também trabalha na reitoria da UEG, além de outros.
Os que fizeram uso da palavra destacaram agradecimentos pela conquista e relembraram as parcerias políticas para se chegar a esta meta, destacando que é preciso manter a qualidade neste ensino superior.
O deputado federal João Campos, que atuou decisivamente na vinda do curso, disse que será possível o curso em Iporá debater as novidades do Direito no âmbito nacional, a exemplo do plea bargain (Delação Premiada).
O prefeito Naçoitan Leite manifestou contra os cortes de verbas no estado, especialmente no orcamento da UEG, como já foi dito pelo governo de Ronaldo Caiado.
O reitor Haroldo Heimer discorreu sobre a importância da universidade pública no Brasil e de um curso de Direito para Iporá, frisando que é “conquista de todos”.
A educadora Maria Olinda falou sobre a importancia do curso de Direito, sem deixar de lembrar que os cursos de licenciatura foram, são e serão da mesma importância.
O diretor do Campus, Saulo Henrique, enalteceu as notas do ENAD dos cursos já existentes e que a UEG tem notas acima da media nacional e que o curso de Direito deve seguir o exemplo.
A data de aula inaugural foi de alegria, na expectativa de alunos que passaram por um concorrido Vestibular. A partir de amanhã, terça-feira, 19, são aulas regulares para o novo curso de Direito.