Alunos iporaenses, com apoio de professor, irão à Mostra Tecnológica de Uberlândia, a ser realizada no próximo dia 25 de outubro. Foi desenvolvido o projeto BESOURINHO, O ROBÔ DE RESGATE. É trabalho de equipe no CEPI Osório Raimundo de Lima.
Esse protagonismo juvenil no chama atenção. Tem sido um estímulo muito grande para os alunos, principalmente na realização dos Clubes Juvenis. O Clube Novas Tecnologias: Eletrônica e Robótica, liderado pelo aluno Geziel Braga Santos e do qual fizeram parte também os alunos Guilherme Henrique Alves de Souza, Ítalo César Xavier Morais, Iuri de Oliveira Silva, José Augusto Santos Batista, Lucas Cardoso Machado Lopes, Bruno Ronan Alves de Moraes e Francisco Wanderson Borges Dias desenvolveram projetos voltados para a tecnologia em prol das necessidades sociais.
O projeto em destaque é o “BESOURINHO, O ROBÔ DE RESGATE, que tem como objetivo a localização de pessoas embaixo de escombros de desmoronamentos, de forma a facilitar o resgate das vítimas. Esse robô apresenta um conjunto de sensores e dispositivos eletromagnéticos e sonoros que permitem localizar uma pessoa por meio do calor humano irradiado e ruídos, tornando-o viável para alcançar o objetivo pretendido. Por ser de pequeno porte, o Besourinho, que assim foi denominado devido seu formato, poderá futuramente revolucionar os regastes em lugares pouco acessíveis.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o começo do ano de 2015, sob orientação do professor de Química, Ricardo Silvério Gomes Pinheiro e com o apoio do Coordenador do Núcleo Diversificado, Dorivaldo Gomes, além de contar ainda com todo o apoio e estímulo da equipe gestora e os coordenadores de área. O projeto foi inscrito na MNR 2015 (Mostra Nacional de Robótica) e foi convidado a participar desse evento que ocorrerá em Uberlândia-MG. A Subsecretaria Regional de Educação de Iporá, representada pelo Subsecretário Profº Jerônimo Martins de Brito Neto, incentivou a participação dos alunos , fornecendo o transporte ao referido evento. Essa iniciativa reafirma o compromisso dessa instituição em apoiar ações de protagonismo juvenil.
Subsecretário Jerônimo Brito com equipe do CEPI Osório Raimundo de Lima