O ensino público está chegando em acampamento de trabalhadores rurais. É que o CEJA Dom Bosco – Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco – escola pioneira na cidade de Iporá, conta com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino, tem por finalidade proporcionar acesso à educação e à capacitação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade regular.
Atendendo a esta proposta, foi realizado no dia 21 de março de 2023 (terça-feira) uma ação no Acampamento Garça Branca, situado no município de Jaupaci onde a escola possui alunos matriculados na modalidade EAD.
Na ocasião, os professores se deslocaram até o acampamento para ministrar a Aula Inaugural, que marca o início do projeto naquela região. O clima foi de celebração e entusiasmo, e o sentimento de gratidão permeou o ambiente, com todos os presentes reconhecendo a importância da escola sendo levada até aqueles que mais necessitam dela, contribuindo para a formação humana integral e até mesmo resgatando a autoestima dos moradores.
A escola teve como objetivo mostrar aos alunos que eles são pessoas corajosas por enfrentarem o desafio de retornar aos estudos e que são capazes de aprender. Além disso, enfatizou-se que os alunos já possuem bastante conhecimentos adquiridos, por meio de experiências ao longo da vida, e que esses saberes são tão valiosos quanto os conhecimentos curriculares.
“A escola não pode perder de vista todos esses sentimentos e a bagagem de vida que estes alunos trazem, porque tudo isso interfere na aprendizagem”, afirma a diretora da do CEJA Dom Bosco, Kênia Cristina da Fonseca.