A equipe de robótica Techno Zone do CEPI Osório Raimundo de Lima participou no último dia 27 de agosto da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) na Universidade Federal de Goiás em Goiânia, e trouxe para casa o título de melhor escola pública nível 2.
Neste evento participaram diversas escolas particulares, públicas, federais, instituições filantrópicas e equipes de garagens. Os níveis eram de acordo com o grau de escolaridade dos alunos competidores, sendo o nível 2 representado pelos estudantes do ensino médio, técnico ou equipe de garagem.
Os competidores iporaenses, conquistaram também a 19 colocação na pista com o Robô de Resgate de Vítimas, onde haviam 45 equipes inscritas. Na competição os alunos tiveram que desenvolver um robô que simulasse um resgate de vítimas com diversos obstáculos, o mesmo foi batizado de Scorpions.
A equipe Techno Zone foi composta por 20 alunos acompanhados por duas professoras, e somente 4 poderiam dos 20 participantes poderiam competir na pista com o robô. Esses alunos são da 2° série do Ensino Médio: Maycon Douglas Cruz Goulart, João Antônio da Silva Neto, Edgar Henrique Alves Melquíades e Ítalo Henrique Santos Gonçalves orientados pela professora Daniela Cristina S Marques.
A Olimpíada Brasileira de Robótica OBR, possui diversas modalidades, teórica, apresentação, prática simulação e prática presencial. Os alunos do CEPI Osório participam dessa olimpíada todos os anos em todas modalidades, e sempre possuem resultados positivos com medalhas de ouro, prata e bronze. Os mesmos já são medalhistas desde 2019 na modalidade teórica, e novamente saíram – se muito bem conquistando mais medalhas olímpicas.
Participar de Olimpíadas do conhecimento é abrir oportunidades de ingressar em uma universidade sem necessidade de um vestibular, é trabalhar a integração curricular em um instrumento, o protagonismo e os Pilares da Robótica Educacional, esse é um dos principais objetivos da olimpíada brasileira de robótica.