Na quinta-feira passada, 15, em seu saguão, o Colégio Estadual de Polícia Militar Ariston Gomes da Silva, através de sua direção e equipe de coordenação, entregou premiação para os alunos vencedores da II Feira de Ciências. O evento foi mais uma vez uma oportunidade de despertar os alunos para os experimentos naquilo que aprenderam na área de ciências. Os alunos, em trabalhos em grupos, mostraram criatividade, com interessantes trabalhos, os quais foram expostos e, depois, feito o julgamento, escolhendo os melhores para premiação em dinheiro e com troféu.
Quatro patrocinadores (Mimetizar Sorriso e Face / Dr. Glauberton Ricardo e Oeste Goiano Jornalismo e Serviços Lda., Cassio Douglas e Nova Pharma) respaldaram a escola para que o evento fosse feito e essa premiação pudesse ser entregue aos alunos vencedores. Denominada de Feira de Ciências da Natureza, o evento foi envolvente, com a participação de todos os alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental.
Os que organizaram essa competição pedagógica justificam que a vivência do ser humano se dá por meio da interação com outros (familiares, amigos, pessoas não tão próximas e até desconhecidos). Os professores devem incluir, nos seus planos pedagógicos, projetos que coloquem os alunos em contato entre si para a aprimoração de aptidões sociais e desenvolvimento de habilidades de decisões em conjunto e os trabalhos em grupo são essenciais para a formação dos estudantes visto que uma sala de aula dispõe de uma grande diversidade de personalidades o que é semelhante ao que acontece no mundo exterior. A realização de uma feira de ciências, além de permitir o trabalho em grupo, é uma metodologia que facilita o processo de ensino-aprendizagem e contribui para a alfabetização científica dos alunos. A feira de ciências possibilita que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ou aqueles obtidos em suas observações e pesquisas.
Coordenou a Feira de Ciências a professora Mestra Rosimar Sebastiana Barbosa, com apoio da direção do Colégio Militar e todos os demais do estabelecimento. São professoras da área de ciências da natureza na escola os seguintes: Beatriz Fagundes, Dara Sardinha e Ataídes Padilha (Biologia), Iraildes Barbosa ( Química), Rosimar Barbosa e Karine Maressa (Física) e Zélia Rocha ( Ciências).
Resultados
Categoria Ensino Medio / Primeiro Lugar
Título do trabalho: Colônias de fungos e bactérias
Alunos: Hemilly Cristine, Dhully Emanuelle, Gabriella Santos e Daiane Marques Dias.
Segundo lugar
Explosão do gás Hidrogênio e o acidente do dirigível alemão Hindenburg
Alunos: Ana Clara Oliveira Arruda, Anna Paula Oliveira, Elimar Sila, Júlia Gonçalves, Mateus Lopes e Maria Luiza Soares
Terceiro lugar
Título do trabalho: Câmara Escura: Trajetória Retilínea da luz
Alunos: Geovanna Menezes da Silva, Anna Júlia Cordeiro Alves, Ana Caroline Adorno e Sandy Rodrigues.
Premiação para o Ensino Fundamental
Primeiro lugar
Título do trabalho: Pedalada eletrônica: produzindo energia de forma sustentável
Alunos: Ana Sofia Chaves de Almeida, Cecília Sausmickt Borges, Gustavo Pires Amancio, Heloísa Barroso Miranda, Maressa Marzinoto Selvino e Rayssa Fernanda Rodrigues Barbosa.
Segundo Lugar
Título: Robô Hidráulico e PAC Man
Alunos: Ana Clara Farias Sardinha, Artur Oliveira Fonseca, Cecília Rodrigues Faria de Lima, Davi Rodrigues Faria e Pedro Henrique Ottonelli.
Terceiro lugar
Título: Energia Eólica, Benefícios Ambientais
Alunos: Ana Júlia Cruvinel Menezes, Anna Júlia da Silva Gonçalves, Anna Lívia Silva de Moura, Emanuelly Alves Arantes, Júlia Pereira Rodrigues Galvão e Nicolas Ferreira Horbylon.