O Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, localizado em Iporá, entre as vilas Itajubá I e II, deixa de funcionar no ano de 2020. Quem anuncia é a coordenadora regional de educação, Regiane Cândido.
Ela não gosta de usar o termo “fechamento de escola”. Prefere dizer que está havendo um “reordenamento entre escolas de Iporá”. Mas na prática o Colégio Estadual Odilon José de Oliveira sai de cena e aquele prédio terá uma outra destinação, a ser estudada pela rede estadual de ensino. Pode ser também que seja cedido para o Município em suas ações de municipalização de ensino.
O que ocorre com o Colégio Odilon tem a ver com uma série de ações da Secretaria Estadual de Educação para conter gastos. Essa escola funcionou neste ano de 2019 com apenas 120 alunos, em um único período.
A coordenadora de educação explica que o reordenamento leva em conta uma série de fatores e um destes é a economia de juntar esses alunos em uma escola próxima, o que faz a Secretaria de Educação deixar de gastar com energia elétrica, água e custeio em geral da escola, além de poder fazer o remanejamento de professores de forma a atender mais alunos em uma outra escola.
Pode haver reclamação de alunos e pais com o distanciamento da escola escolhida com a residência destes. Mas a medida já foi adotada e terá que ser cumprida no ano letivo de 2020.