As docentes e pesquisadoras Madalena Freitas e Kelli Cristina Souza realizaram no sábado, 25 de março de 2017, uma aula campo na aldeia Buridina dos Índios Karajá, na cidade de Aruanã, Goiás. Participaram da atividade 38 acadêmicos dos cursos de História e Matemática, além da docente e pesquisadora Maria Geralda Moreia. A finalidade da atividade de campo foi discutir o conceito de diversidade, mais especificamente a diversidade étnica.
Na oportunidade, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer práticas sociais e culturais indígenas e refletirem sobre a importância de conviver respeitosamente com a pluralidade cultural e étnica.
Na aldeia Buridina, os discentes tiveram palestras com o Sr. Raul, representante da aldeia e sua esposa Dona Iraci. Dona Iraci narrou para os acadêmicos a história da produção das bonecas Karajá.
Por sua vez, o Senhor Raul realizou uma fala sobre o processo histórico vivenciado pelo grupo no século XX e XXI e respondeu às perguntas dos acadêmicos.
Além disso , os acadêmicos puderam conhecer o Museu com exposição de objetos da cultural material do grupo e o espaço de comercialização daquela comunidade.
Entre indígenas
Alunos em viagem à aldeia