Também escolas de Iporá foram premiadas pela Secretaria de Educação do Estado. O Governo de Goiás, no dia 03.08.2023, premiou as 150 unidades escolares das redes públicas municipais com o Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás. Dentre estas, escolas de Iporá.
A rede municipal de Educação do município de Iporá foi premiada com três unidades escolares, Escola Municipal Vereador Antônio Laurino, Escola Municipal Joaquim Berto e Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa. De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da SME Iporá, Raissa Santos, todas as escolas de ensino fundamental do município foram classificadas, ou seja, obtiveram excelentes resultados na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro 2022, mas por alguns critérios de desempate como por exemplo ter a maior proficiência, de acordo com a escala de alfabetização do SAEGO ALFA, não conseguiram ser premiadas com o valor de R$ 80 mil.
A equipe municipal do programa ALFAMAIS de Iporá, agradece a todos os envolvidos nesse processo e explica que esta é uma ação de incentivo às escolas públicas municipais ao programa de Alfabetização do Governo de Goiás implementado em regime de colaboração com os municípios. Tendo em vista que o objetivo do AlfaMais é assegurar este processo de aprendizagem dos estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, na idade certa.
A premiação vem com o intuito de estimular, ainda mais, a prática pedagógica das escolas municipais, onde os professores são premiados da seguinte forma, a primeira parcela as escolas premiadas receberam 60% do prêmio e 20% desse valor é destinado aos professores de 1° e 2° ano que atuaram no ano de 2022. A segunda parcela as escolas vão receber 40% atingindo os critérios estabelecidos, e assim 20% desse valor também são destinados aos professores.
Parabéns a toda rede municipal de educação pelo resultado, por todas as unidades escolares classificadas e destacando a premiação de R$80 mil das unidades, Escola Municipal Vereador Antônio Laurino, Escola Municipal Joaquim Berto e Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa.