Considerado essencial para o êxito das ações do Programa Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro, foi instituído o grupo de Agentes Jovens nas escolas de Ensino Médio da regional de Iporá, motivados pela Metodologia Jovem de Futuro “Agente Jovem” ofertada em cursos para os docentes pelo Instituto Unibanco.
A Metodologia fornece o material de estudo e esse material indica que o Agente Jovem na escola deve atuar como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar, contribuindo para a conquista de objetivos pactuados como: a melhoria da qualidade do ensino, dos índices de frequência e do clima coletivo, ser mobilizador e articulador entre os demais alunos nas escolas, além de ter oportunidade de ampliar a sua atuação participativa e cidadã na comunidade escolar.
Para iniciar as atividades com os estudantes Agentes Jovens foram realizadas durante os meses de outubro e novembro, entrevistas e as primeiras reuniões com os mesmos nas escolas jurisdicionadas pela Subsecretaria Regional de Educação de Iporá, sob as orientações da Coordenadora do Ensino Médio Deusenir Alves de Jesus Leite; os supervisores: Manoel Francisco de Oliveira e Rosângela Leonel Silva, que puderam contar com a colaboração e o empenho dos docentes de cada escola que cursaram a referida Metodologia na 1ª e/ou 2ª oferta de cursos, assim como do gestor e coordenador do ProEMI/JF em cada escola.
Por meio de uma metodologia bem dinâmica e variada e com o objetivo de garantir a melhor compreensão dos trabalhos, almejando o sucesso dos Agentes Jovens na escola, aconteceram as reuniões onde os estudantes viram que é de suma importância que tenham uma atuação conjunta e em sintonia com o grupo gestor; que estabeleçam um diálogo estreito com os docentes e que poderão ajudar os outros estudantes em suas dificuldades, seja no ambiente escolar ou no dia a dia, na vida pessoal, utilizando a sua própria criatividade e a coletividade. Os agentes jovens nessa missão, ainda poderão contar com a ajuda dos padrinhos e madrinhas, os quais eles próprios escolheram como parceiros.
Esses momentos de reuniões esclareceram aos estudantes Agentes Jovens que ao desempenharem as tarefas previstas, eles estarão tornando-se agentes de mudanças e exemplos a serem seguidos pelos colegas, uma vez que assumam o papel de parceiros estratégicos, apoiando o protagonismo juvenil.
As atividades terão prosseguimento enquanto o ProEMI/JF estiver em ação e espera-se que essa metodologia “Agente Jovem” seja um bom suporte em cada escola do Ensino Médio, contribuindo muito para o desenvolvimento pessoal e estudantil do aluno, além de enriquecer seu currículo acadêmico.