Às vésperas da formatura de sua primeira turma o curso de Agronomia do Campus de Iporá do IF Goiano foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota de distinção. Numa escala que vai de 1 a 5, o curso obteve a nota 4.
A conquista valida os diplomas daqueles que vão se formar neste ano. Serão 18 formandos. E valida os diplomas de todos que vierem a graduarem nesta escola federal. A notícia traz alegria para José Junio Rodrigues de Souza, diretor geral do Campus do IF em Iporá; Gustavo Augusto Moreira Guimarães, coordenador do curso de Agronomia, todos os alunos e comunidade, bem como interessados em ingressar nesta qualificação profissional através do Campus.
Esse reconhecimento do curso era esperado, já que o Campus tem quase todas os requisitos para este tipo de graduação. Os avaliadores do MEC que vieram (Alexandre Verzani Nogueira – UFC /SC – e José Ricardo Peixoto – UNB /DF) gostaram de ver atributos do curso de Agronomia, tais como: laboratórios disponíveis, a estrutura da Fazenda Escola, corpo docente e acervo de biblioteca).
Em conversa com esta reportagem o coordenador do curso, professor Gustavo Augusto Moreira Guimarães, disse que o ponto forte considerado foi o corpo docente, o qual é de 100% com graduação e sendo que 93% possuem mestrado ou doutorado. O ponto menos positivo, ainda a ser aprimorado é uma falta de pessoal para fazer com que os laboratórios possam atender melhor a comunidade externa.
“Diante da conquista do reconhecimento, é provável que um curso que já é bastante procurado na região, seja ainda mais cobiçado”, prevê Gustavo Augusto Moreira Guimarães, o coordenador. Para 2019, mais 40 vagas serão oferecidas neste curso de Agronomia.