A professora Dr.ª Fernanda Melo Carneiro, docente do curso de Biologia da Unidade de Iporá, é uma das integrantes do projeto BIOGEN: Biomonitoramento, Modelagem e Marcadores genéticos no Cerrado, aprovado pela FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) no edital PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência). Contemplado com subsídio de mais de um milhão de reais, o projeto é coordenado pelos professores Dr. Paulo De Marco e Dr. Rogério Bastos da UFG (Universidade Federal de Goiás) e conta com pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e inúmeros pesquisadores da PUC-Goiás (Pontifícia Universidade Católica).
Essa proposta envolve três subprojetos que avaliam, em distintas escalas, indicadores de alteração ambiental no estado de Goiás. O projeto contempla análises de macro-escala da distribuição de espécies e suas respostas às alterações climáticas futuras, as respostas das comunidades à alterações na escala da paisagem e os efeitos genéticos e ecológicos de espécies-modelos que servirão como indicadores padronizados de alteração ambiental.
Fernanda Melo Carneiro é doutora em sua área de atuação. Ela é uma servidora que muito valoriza a unidade de Iporá da UEG. Mudou-se para cidade. Está dedicando muito para a área de Biologia da Unidade.