Na noite de sexta-feira passada, 28, a Escola Estadual Antônio Mendes, em Diorama, realizou a socialização do Projeto “Família na Escola” o qual teve início em março e suas ações visaram desenvolver atividades com os pais e com os alunos durante o primeiro semestre, promovendo encontros quinzenais envolvendo: Equipe Escolar, pais, Alunos, Conselho Tutelar, Assistente Social, Polícia Milita, Secretária da Assistência Social, Tutora Pedagógica, Diretora de Núcleo da Subsecretaria de Educação de Iporá e representantes das igrejas do Município.
De acordo com a diretora da escola, Simone Barros Borges, neste semestre os temas desenvolvidos no projeto foram “Como motivar os filhos a estudar”, “Como melhor acompanhar o rendimento escolar do filho”; “Conhecendo a escola do meu filho”;“A importância da família na vidaescolar dos filhos”; “Escola & Família – parceria fundamental para o sucesso escolar”; “ Motivação para a aprendizagem começa em casa” e “ Bullying na escola e na família”. Esses encontros objetivaram mobilizar as famílias dos alunos a se envolverem mais nos processos e projetos da escola.
O dia, além de servir para fazer a devolutiva das ações do projeto, foi utilizado para que as crianças, junto com os pais, se divertissem e apresentassem coreografias de Catira Mirim e Quadrilha Country. O evento contou com a presença de todos os envolvidos no projeto com depoimentos de pais, servidores educacionais e demais envolvidos no projeto.
Na avaliação da Diretora, o projeto colabora com o desenvolvimento educacional das crianças, pois não trabalha apenas o que está proposto como tema, no caso a indisciplina, a falta de motivação por parte dos alunos e infrequência dos pais nas reuniões pedagógicas, mas também a convivência entre os alunos e pais; alunos e professores; pais e escola em geral. “A gente percebe bem a diferença quando os pais são presentes na escola, professores e alunos trabalham mais unidos é bem produtivo. Sempre que é colocado para eles (alunos e professores), têm uma boa participação uma vez que sabem que serão reconhecidos, respeitados e valorizados pelos pais e por todos na escola”, disse a diretora.
Para ela, o projeto torna-se importante dentro da escola, pois desenvolve o aprendizado dos alunos e, também promove o envolvimento da família na escola o que a faz sentir fortalecida enquanto escola. No primeiro semestre as atividades da “Família na Escola” aconteceram duas vezes por mês. No segundo semestre a meta é que os encontros de pais aconteçam duas vezes a cada bimestre devido programação prevista no calendário. Ela agradece a toda comunidade escolar, servidores educacionais da unidade, aos amigos da escola e em especial a Tutora Maria Dias pelo apoio e suporte pedagógico de qualidade prestados à escola.