O CEPI Gercina Borges Teixeira, no município de Caiapônia, desenvolveu um projeto que está selecionado entre os dois melhores do país na área de educação financeira. É o “Projeto Empreender, compreender para crescer”, que é na eletiva de Matemática financeira. O projeto foi idealizado e desenvolvido pelas professoras Edna dos Santos e Raquel Ferreira e surgiu da necessidade de um ensino eficaz de educação financeira, mostrando aos alunos as armadilhas lançadas pela mídia e informando erros comuns praticados pelas pessoas.
O projeto foi executado no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, abrangendo as disciplinas de Matemática e Geografia e foi dividido em 8 etapas, sendo a última a simulação de dois mercadinhos. Para esta etapa os estudantes receberam certa quantidade de cepicash (Moeda criada pela unidade escolar) para realizar uma compra com embalagens de supermercado vazias, o objetivo era gastar a quantidade de cepicash fornecida de modo que não faltasse dinheiro. No segundo mercadinho fizeram com produtos reais, os alunos receberam cepicash de acordo com o desenvolvimento no projeto e tiveram a oportunidade de comprar os produtos fornecidos.
A execução do projeto possibilitou aos estudantes estudarem matemática de forma mais dinâmica e atrativa, adquirindo conhecimentos que eles irão colocar em prática no seu dia a dia, o que se comprova é que a teoria ganha quando aliada à prática e o planejamento eleva a potencialidade da aula.
O projeto foi inscrito no Prêmio BEĨ de Educação Financeira para Escolas Públicas e selecionado entre as duas vagas que são disponibilizadas para o Estado de Goiás, ficando entre os 10 selecionados no país. O prêmio de celebração presencial será na cidade de São Paulo no dia 11 de novembro.
A Coordenadora Regional de Educação de Iporá, Professora Regiane Cândido ressalta a importância de parcerias estabelecidas entre a SEDUC e institutos para fortalecimento do trabalho pedagógico e parabeniza toda equipe escolar pelo envolvimento e comprometimento com o desenvolvimento integral de nossos alunos e por ter aceitado o desafio de uma competição.