O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu na última quinta-feira, 31, um grupo de alunos de Direito da região do Oeste Goiano. Foram acadêmicos do curso de Direito, já no 6º período, da Universidade de Jussara (Unifaj).
O objetivo da visita foi trazer a experiência de integrar teoria e prática jurídica, como também conhecer o funcionamento do Poder Judiciário goiano. Na ocasião, os alunos foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-TJGO), Gustavo Assis Garcia, que proferiu palestra no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freiras. Em seguida, o grupo de estudantes acompanhou sessões na 6ª Câmara Cível e na 4ª Câmara Criminal. Na mesma ocasião, o Tribunal de Justiça recebeu também alunos de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campos Norte – Uruaçu.
“Mostramos a história do tribunal, o funcionamento e a relevância da força de trabalho jovem no Poder Judiciário goiano. Com isso, queremos que eles se sintam motivados a estar conosco num futuro. É importante incentivar o estudo durante o curso para que eles se preparem para nos ajudar a manter a excelência deste Tribunal, demonstrada nos últimos três anos com o Selo Diamante de Qualidade”, destacou o juiz auxiliar da CGJ, Gustavo Assis.
Aprendizado na prática
“Trouxemos os acadêmicos do 6º período de Direito, que estão no estágio supervisionado, para já tendo estudado as competências teóricas dos tribunais, verem a prática. É inspiração para a carreira profissional deles”, disse o professor do curso de Direito da Universidade de Jussara, Victor Fernandes. Já o professor da UEG Uruaçu, Fabiano Simão, revelou que “a visita tem o objetivo de ampliar conhecimentos, além de verem como é no dia a dia do Segundo Grau do Judiciário estadual, saindo da teoria e indo para a prática”, reforçou.
Os próprios acadêmicos entenderam ser uma importante experiência. “Essa visita nos motiva a projetar para o nosso futuro profissional. É um canal para trazer os alunos para dentro da prática jurídica, onde as coisas acontecem, e nos tiram só da teoria”, revelou a estudante do 6º período de Direito, Camila Lima. Também do mesmo período, outra estudante compreendeu ser uma projeção profissional. “Estamos prestes a terminar o curso e, com esta vista, buscamos o que a gente quer e trilhamos para o que pretendemos”, explicou a estudante Emily Vitória Alves Pereira.
Visita Institucional ao TJGO
Para solicitar a visita institucional ao TJGO, basta que a instituição de ensino interessada entre em contato com o Cerimonial do TJGO, através do e-mail cerimonial@tjgo.jus.br, ou pelos telefones (62) 3236-5384/ 3226-5383. Todas as visitas ocorrem às quintas-feiras, conforme agendamento prévio.