Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Estudantes são finalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae

Estudantes apresentaram app para prevenir vício em cigarro eletrônico

Entrevistas em rádio, moção de aplausos na Câmara Municipal de Vereadores de Jussara (Oeste Goiano) e a participação no Festival LED – Luz na Educação em Belém (PA). Essa tem sido a realidade de quatro estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) – Unidade Maria Tereza Garcia Neta Bento, da equipe Impacto Jovem, que venceu a categoria Ensino Fundamental na etapa estadual da terceira edição do Desafio Liga Jovem Sebrae (DLJ) e conquistou uma vaga para participar da final nacional na capital paraense. O projeto busca prevenir e alertar sobre o vício em “vape”, o cigarro eletrônico.

A fase nacional do DLJ, programa realizado em parceria entre Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro, terá seis dias intensos (de 29/11 a 04/12) de atividades A etapa reunirá projetos das 27 Unidades da Federação e contará com análise pela banca final, visitas técnicas, premiações, experiências formativas e painéis com nomes de referência nacional. O anúncio dos vencedores será no dia 02/12 no palco do Festival LED.

As estudantes Camilla Beatriz Ferreira Reis, Isabella Marques Cruz, Linda Sofia Duarte Goulart e Ester Oliveira Costa, do 9º ano do Ensino Fundamental do CEPMG, foram orientadas pela professora Vanessa Amélia da Silva Rocha. Incomodadas com o crescente vício em cigarro eletrônico (o “vape”), elas desenvolveram a ideia do aplicativo Off Pod, uma ferramenta de conscientização dos jovens para os perigos de seu uso.

Segundo elas, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e da Vigilância Sanitária de SP revelou que a nicotina no sangue de quem usa vape pode ser até seis vezes maior do que a de quem fuma um maço de cigarros por dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer forma de consumo de nicotina é prejudicial. Entre os principais riscos do cigarro eletrônico estão tosse e dor no peito, falta de ar e lesões nos pulmões, doença pulmonar obstrutiva crônica, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, inflamações no estômago, intestino e vasos sanguíneos e maior risco de AVC e doenças cardíacas. Diante desses dados alarmantes, as estudantes desenvolveram a ideia de criar um aplicativo que, de maneira jovial e criativa, alerta as pessoas para os perigos do cigarro eletrônico.

O coordenador pedagógico do CEPMG, professor Luiz Mário Lopes Cardoso, destaca a importância dessas iniciativas do Sebrae e como os jovens estão antenados e desenvolvem projetos inovadores. “As ações do Sebrae ampliam horizontes, despertam potencialidades e mostram aos jovens que eles podem construir o próprio caminho com responsabilidade, visão de futuro e coragem para empreender dentro e fora do ambiente escolar. Um exemplo é o Desafio Liga Jovem, que deu voz a essas estudantes, que, diante de um problema de saúde pública causado pelo cigarro eletrônico, desenvolveram uma solução inovadora por meio do aplicativo Off Pod”, afirma.

A analista do Sebrae Goiás na Regional Oeste Lara Bianna parabenizou as estudantes envolvidas na iniciativa e destacou a inovação da ideia. “O cigarro eletrônico é uma questão de saúde pública, e a iniciativa de fazer um aplicativo com a linguagem dos jovens e com o intuito de conscientizá-los sobre os perigos do vape foi de uma criatividade excepcional. Acredito que esse resultado é reflexo de um trabalho que o Sebrae desenvolve há algum tempo dentro de seu Programa de Educação Empreendedora”, diz.

“Quando nos inscrevemos, queríamos ganhar, mas não imaginávamos que a ideia teria a repercussão que teve”, analisa a estudante e Ester Oliveira Costa. “De forma resumida, o aplicativo simula um ‘feed’ de rede social, permitindo a comunicação entre os usuários. Temos o perfil que mostra os ganhos da pessoa por não gastar mais com o ‘cigarro’ e quantos dias está sem fumar, podendo até competir com outras pessoas”, explica Isabella Marques Cruz. “Trazemos também consultas on-line, jogos e histórias reais de pessoas que passam pelo mesmo problema”, pontua Linda Sofia Duarte Goulart. “Quando criamos esse aplicativo percebemos que o principal motivo de entrarem nesse vício foi para se sentirem pertencentes a um grupo, então trazemos no aplicativo essa comunidade que os jovens estão procurando, que mostra que as pessoas estão passando por esse processo juntos”, finaliza Camilla Beatriz Ferreira Reis. Segundo elas, o maior desafio foi a sustentabilidade financeira, mas o Sebrae as ajudou com as melhores soluções para o projeto.

A professora orientadora do grupo, Vanessa Amélia da Silva Rocha, destacou como surgiu a ideia. “Foram muitas discussões e pesquisas, além da percepção do problema em nosso meio social. Realizamos entrevistas e assistimos a depoimentos nas redes sociais de pessoas que possuem esse vício. Iniciamos então a criação do aplicativo e discutimos cada aspecto de sua funcionalidade, buscando garantir que ele atingisse nosso público-alvo de forma efetiva”, diz.

Pesquisa sobre uso do vape

Na pesquisa, elas constataram que o terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD III) alerta que o uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes no Brasil é cinco vezes maior do que o de cigarros convencionais. Segundo a pesquisa, 5,6% da população com 14 anos ou mais utiliza os dispositivos no Brasil, 3,7% de forma exclusiva e 1,9% em conjunto com o tabaco convencional. Já entre os adolescentes de 14 a 17 anos, a prevalência é maior: 8,7% dos jovens consumiram vapes no último ano. Enquanto isso, entre os adultos, o percentual foi de 5,4%. Os levantamento foi realizado pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com parceria com a empresa de pesquisa e consultoria Ipsos e financiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Goiás também é representado na final do DLJ com dois outros projetos, nas categorias Ensino Médio e Ensino Superior, das cidades de Aparecida de Goiânia (Regional Metropolitana) e Goiânia (Regional Central), respectivamente.

Saiba mais sobre o DLJ: https://www.desafioligajovem.com.br/

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-12-08-at-06.27
Repercussão negativa com aprovação de Auxílio alimentação
WhatsApp-Image-2025-12-04-at-15.21
Município se faz presente em evento de seminário turístico
instagram_photo_20251202_130507
Comunidade escolhe diretora e marca nova era na educação
WhatsApp-Image-2025-11-30-at-05.46
Confira os eleitos para diretores em escolas municipais
Imagem-do-WhatsApp-de-2025-11-26-as-19.48
Igreja promove a abertura da 18ª Romaria da Terra
WhatsApp-Image-2025-12-08-at-06.27
Repercussão negativa com aprovação de Auxílio alimentação
WhatsApp-Image-2025-12-04-at-15.21
Município se faz presente em evento de seminário turístico
instagram_photo_20251202_130507
Comunidade escolhe diretora e marca nova era na educação
WhatsApp-Image-2025-11-30-at-05.46
Confira os eleitos para diretores em escolas municipais
Imagem-do-WhatsApp-de-2025-11-26-as-19.48
Igreja promove a abertura da 18ª Romaria da Terra