2024 é o ano em que o Brasil comemora 200 anos de Senado. Em Iporá, o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima não deixou a data passar em branco e fez evento interessante dentro da área de Ciências Humanas, trazendo aos alunos importante aprendizado. O evento foi no dia 22 de março, sexta-feira passada.
Mas afinal o que faz um senador da república?
Quais as contribuições desta câmara para a nação brasileira?
Quantos senadores compõem o parlamento?
Perguntas e curiosidades dessa natureza dentre tantas outras foram debatidas, dialogadas e investigadas em um bate papo muito produtivo. Essa roda de Conversa aconteceu na sala de aula do CEPI OSÓRIO RAIMUNDO DE LIMA, sendo uma ação da área de Ciências Humanas e sociais Aplicadas, sob a responsabilidade das professoras Fátima Maria e Isaína Barreto.
O convidado especial para esse momento foi o professor Leonardo Lossol do IF Goiano. O professor com toda sua expertise acadêmica dialogou em grande estilo com a moçada. O público-alvo foram os estudantes da segunda série do ensino Médio, que por sua vez se mostraram muito mais interessados do que a escola imaginou. O diálogo numa pegada de iniciação política no viés reflexivo pedagógico, também preparou a galera para se inscrever no Concurso Jovem Senador.
A escola reconhece a necessidade de discutir política, considerando que a formação dos estudantes precisa realmente perpassar pela integralidade considerando os eixos político, social cultural e econômico. Bem como prepará-los para o exercício de um voto consciente, e consequentemente de uma cidadania saudável.
Os 200 anos de Senado, e os Desafios da Democracia no Brasil, para o CEPI Osório, não é apenas um tema de concurso estudantil, é também um assunto que perpassa pelo currículo da área de Ciências Humanas, com foco na formação de um jovem atuante, capacitado e que possa contribuir socialmente.