De iniciativa da vereadora Viviane Duarte Specian, a Câmara Municipal de Iporá fez homenagem para seis educadores, os quais ao longo dos anos foram marcantes para o ensino neste município e, principalmente, como diretores da Unidade de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Lázaro Faleiro de Miranda, Itamar Paes de Souza (in Memorian), Maria Olinda Barreto, Marilda de Lima Oliveira Oliveira Ferreira, Valdir Specian e Saulo Henrique de Oliveira receberam Moção de Aplauso. Estes foram diretores da UEG.
As honrarias foram conferidas pelo Legislativo, de acordo com as prerrogativas regimentais, Art. 181, do Regimento Interno, desta Casa. As aprovações foram unânimes para ex-gestores e gestor atual da Unidade Universitária de Iporá, da Universidade Estadual de Goiás/UEG em reconhecimento aos trabalhos prestados em nosso município e região e em especial pela comemoração aos 24 anos de existência da UEG.
Viviane Specian, vereadora que é esposa de um dos homenageados, justificou que no último dia 16 de abril – a UEG completou 24 anos de existência. Sua criação se deu pela Lei Estadual nº 13456/1999. No caso de Iporá a história do Ensino Superior começa antes, com o Movimento Pró-Ensino Superior em Iporá – em 1985. Efetivamente o primeiro vestibular para ingresso no Ensino Superior em Iporá ocorreu em 1988 – é o tempo do início das atividades da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iporá – FECLIP.
São 24 de UEG e mais 11 anos de FECLIP. A criação da UEG ocorre justamente com a união da FECLIP e outras 11 Faculdades Isoladas do Estado e a UNIANA. É inegável a importância da FECLIP/UEG para a formação de professores na Região – antes tínhamos os denominados professores leigos atuando nas Escolas do Estado e do Municípios na Região Oeste. Hoje, a grande maioria dos docentes que atuam em toda a região – foram formados por algum curso da FECLIP/UEG. Esse deve ser um motivo de orgulho
para o nosso município.
Mais recentemente foi criado o Curso de Direito na UEG – um sonho antigo que se efetivou em 2017 com a aprovação do Curso pelo Conselho Universitário da UEG. Para além de comemorar e devemos fazer isso – essa moção de aplausos é, também, uma forma de chamar a atenção ao momento que a UEG vive. O atual governo do estado acabou com o repasse de 2% do orçamento do Estado para a Universidade – algo que era reconhecido pela Constituição Estadual. A falta de orçamento dificulta a manutenção das
atividades da Universidade. Esse reconhecimento público da importância da FECLIP/UEG é um alerta – se o estado não investir na Universidade – corremos o risco de um esvaziamento da Universidade.
Presentes no evento, os homenageados mostraram satisfeitos com a honraria recebida.