No Jardim Monte Alto, em Iporá, tem pelo menos três anos que a obra de Cobertura da Quadra de Esportes da Escola Municipal Jorcelino Barbosa foi interrompida, está inacabada e com ferrugem a corroer a estrutura. É o que informa o diretor daquela unidade, professor Alex Alessandro da Silva Mendes que nesta sexta-feira, 20, compareceu na Câmara Municipal, quando relatou aos vereadores o que vem ocorrendo, em prejuízo do ensino naquela escola.
Segundo ele, além de não possuir a quadra coberta para uso em atividades físicas e eventos, passa-se a haver um risco da estrutura cair, já que a ferrugem avança, coloca em risco alunos que transitam por debaixo da obra inacabada. O que falta é a colocação da estrutura de cobertura na quadra de esportes. O professor disse não conhecer a origem do problema, mas salienta a urgência de solução. Ele clamou aos vereadores por apoio, com solicitação de empenho daqueles que estão na gestão municipal.
Ainda no mesmo momento em que estava na Câmara reunido com agentes públicos, o vereador Samuel Martins fez contato com o secretário municipal de educação, que informou que a obra inacabada foi novamente licitada, com uma nova empreiteira assumindo a mesma, o que deve ser feito em cerca de 20 dias, conforme contrato a ser assinado. No entanto, para ter início na obra ainda é preciso esperar uma fiscalização do Fundo Nacional de Educação (FNE), que precisa enviar alguém a Iporá para esta finalidade.
Essa obra é da gestão passada e, segundo informações obtidas, não foi concluída na época porque a empreiteira então encarregada de executá-la a abandonou. E sempre que uma uma empreiteira abandona uma obra, é preciso ser feito um novo procedimento licitatório.