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Gestão no N. Padre Wiro: serviços prestados e metas para avançar mais

Kênia Cristina (candidata a diretora) e Mônica (candidata a vice-diretora)

O processo eleitoral no Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet transcorre em harmonia. O quadro de servidores e de pais converge o interesse na continuidade no bom trabalho que já é feito.

Nestes últimos 29 meses, esse núcleo infantil, localizado em Iporá na Vila Padre Cícero, margens da Rua R-2 (saída para Piranhas) tem sido coordenado, por meio de indicação política, pela professora Kênia Cristina Bueno. Ela tem feito um bom trabalho e que passa pela avaliação do eleitorado nesta sexta-feira, 26, data de eleição em escolas municipais. A professora Kênia Cristina é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Tem Pós-Graduação em Docência Universitária – Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Especialização em Educação Infantil – Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na eleição desta sexta-feira ela tem como candidata a vice-diretora a experiente professora Mônica Cristina Teodoro de Almeida que tem Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (USO). Kenia e Mônica formam a chapa “Gestão Democrática / Educação Infantil com qualidade”. Trata-se de candidatura única nesta escola que tem 189 alunos da educação infantil. As candidatas disseram para a reportagem do Oeste Goiano que esperam contar com apoio dos eleitores para que possam serem eleitas bom índice de aprovação e que possam desenvolver as metas que se seguem:

 METAS DA CHAPA

• Valorizar as pessoas como sendo o maior patrimônio do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet;
• Garantir a integração instituição/família/comunidade para melhorar a participação da comunidade na gestão da instituição;
• Manter a inserção do Conselho escolar, nas ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo Infantil no biênio 2015/2017;
• Fidelizar as crianças matriculadas na instituição, para evitar a evasão ou desistência dos mesmos;
• Cumprir aplicação efetiva do projeto político pedagógico e assegurar a implementação no decorrer do biênio 2015/2017;
• Assegurar o aproveitamento de espaços existentes na instituição como saguão, área externa como solário, com a família e a comunidade;
• Promover a realização de no mínimo duas reuniões gerais por semestre, ou conforme a demanda vinculada a necessidade por agrupamento;
• Manter os eventos em datas comemorativas de cunho interno somente com as crianças e comunidade escolar, como também momentos que envolva a comunidade em geral, sendo pais ou responsáveis, dentre outros;
• Articular junta a SME a ornamentação da jardinagem do espaço de grama;
• Manter com as Instituições de Ensino Superior (IES), locais a parceria na realização e desenvolvimento de projetos e também de estágio;
• Manter a integração das instituições locais com a SME, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, igrejas, comércio e demais segmentos que possam contribuir de forma participativa e significativa com a instituição;
• Continuar a valorizar e estimular o trabalho dos servidores favorecendo a parceria;
• Criar uma sala de Atendimento Educacional Especializado, visando atender a necessidade dos alunos especiais matriculados nesta Unidade Educacional.

 Busca por gestão democrática

 A gestão democrática da escola é um dos princípios constitucionais do Ensino Público, segundo o art. 206 da Constituição Federal de 1988. O pleno desenvolvimento da pessoa, marca da educação como dever do Estado e direito do cidadão, conforme o art. 205 da mesma Constituição ficará incompleto se tal princípio não se efetivar em práticas concretas no espaço da escola.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.39496), confirmando esse princípio e reconhecendo o princípio federativo, repassou aos sistemas de ensino a definição das normas da gestão democrática, de acordo com o inciso VIII do art. 3º. Além disso, a mesma lei explicitou dois outros princípios a serem considerados no processo de gestão democrática, a saber: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Vale destacar que, também a resolução do Conselho Municipal de Educação- CME nº 01 de 25 de março de 2015, em suas diretrizes, “(…) uma gestão democrática e participativa”, a ser concretizada por programas e projetos, especialmente no que concerne à organização e fortalecimento da comunidade educacional seja ela, grupo de servidores, crianças e familiares, em todos os níveis da gestão educacional. É importante ressaltar que é pré requisito que a instituição tem que ter números de alunos superior a 150 alunos, a qual será composta por diretor e vice diretor.

A Gestão Democrática de uma escola obriga-nos a repensar a função de um Diretor de Escola. O Dicionário Aurélio registra que “gerir” tem as seguintes acepções: produzir, criar, executar, administrar. Ocorre que uma grande parte dos gestores se atém só ao executar – cumprir uma tarefa, que é a menor das concepções de gestão – negligenciando o sentido maior da gestão, que é o de produzir, de criar. Aí está a função mais dignificante do gestor: produzir e criar educação, junto com os professores. Aliás, “ad-ministrar” significa exatamente isso, “ministrar com”, “ministrar junto”, portanto, o gestor deve estar junto com o professor, auxiliando-o. Gerir uma escola é uma atividade que exige sensibilidade e firmeza para trilhar um caminho seguro, mas sempre focando o essencial: A construção do conhecimento e a formação de cidadãos com autonomia.

A Instituição não caminha sem a participação dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, para tanto se faz necessário fortalecer os vínculos Família-Instituição. Estudiosos afirmam ser este um desafio, talvez o mais urgente e difícil que um gestor escolar possa enfrentar, mas as estratégias terão que ser efetivas no intuito de levar, aos poucos a inserção dos pais e familiares das crianças ao ambiente escolar.

Assim, a escola tem que ser uma referência e criar uma identidade com a comunidade. Para isso a comunidade tem que ser ouvida, uma vez que este congrega os segmentos de toda a comunidade. Urge ainda extrapolar esta concepção pois o ambiente escolar é um espaço de ideias e realizações, assim parcerias com os movimentos sociais, comunidade e em todas as esferas públicas e privadas que possam colaborar de forma significativa para efetivar o desenvolvimento pleno das crianças constitui um novo patamar na realização desta Gestão Democrática.

Uma escola deve ser aberta á comunidade. Uma escola que não dialoga com o “mundo exterior” morre, perde sua razão de ser, não cumpre sua função social.

Segundo Penin & Vieira (2002, In: VIEIRA, 2002) “a escola sofre mudanças relacionando-se com os momentos históricos. Sempre que a sociedade defronta-se com mudanças significativas em suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas à escola”. (p. 13). Para cumprir sua função social a escola deve estar aberta aos anseios de toda a comunidade. Uma Instituição deve estabelecer um diálogo franco e permanente com todos os atores sociais internos e externos.

Nesse intento pretendemos trabalhar, com propósito de fazer com que o Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet avance no binômio “cuidar e educar”, com práticas pedagógicas que estabeleça aprendizagem significativa e que fundamente na formação de conceitos pelas crianças, no processo de ensino holístico, onde todos os sujeitos estejam envolvidos sejam reconhecidos enquanto aptos a desenvolver habilidades que promova o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social, no que regulamenta o artigo 29 que diz:. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

É urgente que se crie um ambiente dentro do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet propício e estimulador de novas ideias e práticas, capazes de contribuir para a superação das dificuldades no processo ensino e aprendizagem, bem como na integração da Instituição e comunidade, principalmente no que diz respeito aos pais e familiares de alunos.

A cidadania é exercida na medida em que apropriamos do espaço de forma solidária e respeitosa, novas concepções de espaço darão subsídios para um trabalho de respeito e preservação do patrimônio escolar e do meio ambiente, reconhecendo este como o espaço e a morada de todos.
Sabemos que quando se trabalha coletivamente, juntos o sucesso e a efetividade da gestão democrática acontece, de forma objetivar prática do exercício que e função de gestor nos delega, oportuniza que possa firma práticas pedagógicas consistentes.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE TRABALHO

Ao elencar sobre proposta de trabalho e com foco no cumprimento da mesma que contemple os anseios dos sujeitos envolvidos e os que dependem dela para execução real do que foi proposto no processo eleitoral. Ao considerar que a instituição não é propriedade do diretor. A eleição para diretor de escola é um passo da gestão democrática, mas está só se efetiva com a participação efetiva da comunidade escolar. A comunidade tem que ter espaços de manifestações de suas vontades e anseios. Um ambiente democrático e aberto deve ser construído e o responsável por esta missão é sem sombra de dúvida o direto e do vice-diretor.

Assim, através das reuniões de pais, atendimentos pedagógicos e todas as atividades desenvolvidas e propostas pela unidade escolar, abre se um leque de sugestões e colaboração, impulsionando a escola e suas praticas ao objetivo maior, o aprendizado das crianças.

O espaço da escola deverá ser um espaço de segurança das crianças, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Logo o ambiente escolar deve ser ético e estético. Ético e não moralista e estético a ponto de refletir a beleza e os valores mais nobres da pessoa humana. O trabalho bem sucedido não acontece senão realizar um estudo e avaliar estratégias para vencer possíveis conflitos . Sendo assim se torna essencial o planejamento de trabalho, pois ele será meandro para que atinja-se os objetivos propostos.

Esta proposta é um esboço das ações e metas a serem desenvolvidas e implementadas, é pré-requisito da secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer- SME do Município de Iporá Estado de Goiás, para concorrer ao cargo de diretor e vice diretor, como determina a resolução do Conselho Municipal de Educação supracitado, que dispõe sobre o processo de gestão democrática na âmbito da rede pública municipal de ensino. Pautamos a apresentação dessa proposta no seguinte pensamento da ilustre escritora goiana, Cora Coralina, “Feliz daquele que ensino o que sabe e aprende o que ensina”.
Este documento apresentará metas e ações com diretrizes administrativas, financeiras e pedagógicas que será implementadas no ambiente do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet, no biênio 2015/2017, com enfoque que oportunize a unidade e a construção de uma identidade de gestão escolar participativa, associada ao compartilhamento de responsabilidades no processo de tomada de decisões entre os diversos segmentos da Instituição, favorecendo a integração do Núcleo com a família e a comunidade na manutenção de uma educação pública e de qualidade.

OBJETIVOS

Desenvolver uma gestão democrática no espaço escolar nas dimensões administrativa, financeira e pedagógica através da participação, da busca pela autonomia, bem como discutir e analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática no espaço escolar, com os servidores, a família e a comunidade, visando assim, a eficiência do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet.

? Zelar pelo patrimônio público;

? Analisar as ações e resultados;
? Garantir o acesso e a permanência do educando na escola;
? Sensibilizar os profissionais quanto ao seu potencial, buscando novos projetos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino;
? Desenvolver projetos e subprojetos sugeridos pelos docentes e discentes;
? Promover meios de incentivo para a participação dos pais e comunidade na Escola;
? Promover socialização e valorização dos projetos desenvolvidos.

JUSTIFICATIVA

A presente proposta de Gestão Escolar intitulada: TRABALHO, CONQUISTA, RESPEITO, DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE, DIGNIDADE, LIBERDADE, HUMILDADE E COMPROMISSO, tem como foco atender necessidades da comunidade escolar e da SME, como pré-requisito para concorrer à função de gestor (diretor e vice diretor) do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet, principalmente apresentá-la à comunidade educacional como proposta de trabalho, assumindo o compromisso, caso eleito, de colocá-las em prática no biênio 2015/2017.

Os processos de democratização e descentralização educacional, são reforçados legalmente com o advento da Constituição Federal de 1988 e com a Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional 9394/96, tendo na descentralização da gestão educacional, entre outras coisas, a intenção de romper com a herança da centralização do poder, que acompanhou toda a trajetória histórica da educação no Brasil ao longo dos tempos, bem como ampliar a autonomia do poder local.

Segundo Weber, A centralização extrema, com a consequente expansão de estruturas técnico-burocráticas, no interior das quais eram definidas as políticas públicas, ao longo do período autoritário, foi cedendo lugar, (…), a processos participativos de planejamento e de gestão de políticas educacionais e da própria escola.(WEBER, 1993 apud MARQUES, 2007, pág. 62).

A participação dos atores escolares, família e sociedade em geral nos planejamentos das ações educacionais e na gestão escolar ocupa lugar de destaque nos debates atuais sobre educação. De acordo com Paro (1996), para desenvolver a autonomia da escola é necessário lidar com a comunidade escolar e especialmente os alunos e os pais como sujeitos do processo.

A gestão democrática da escola pública como uma construção coletiva, propulsora da participação dos atores escolares nas políticas educacionais, tendo os processos democráticos como pano de fundo na construção de uma democracia participativa.
De acordo com Bobbio (2000, pág. 43) assinala que “a educação para a democracia surgiria no próprio exercício da prática democrática” e a LDB 9394/96 estabelece:

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

Nota-se que a gestão democrática, se dá a partir ações que envolva a teoria e também a prática na articulação efetiva dinâmica e participativa, por todos atores, que compõe a unidade educacional.

Segundo Luck, A prática da autonomia (que se faz democracia) demanda, por parte dos gestores da escola e de sua comunidade, assim como dos responsáveis e agentes dos sistemas de ensino, um amadurecimento caracterizado pela confiança recíproca, pela abertura, pela transparência, pela ética e pela transcendência de vontades e interesses setorizados, em nome de um valor, que é a educação de qualidade para os alunos. LUCK (2000, p. 24).

Nessa perspectiva a gestão democrática, visa favorecer o direcionamento e a qualidade, com sustentação para as ações de Instituição de forma que sejam orientadas para resultados que atendam as necessidades amplas da unidade.

Ao trabalhar com a gestão democrática o Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet, poderá cumprir, com desenvolvimento das crianças, de forma significativa, para colaborar para manutenção de um ambiente que continue harmônico, mantendo o diálogo e o comprometimento dos diferentes integrantes com o projeto institucional contemplados no projeto político pedagógico- PPP em consonância com o regimento interno e demais documentos que regulamentam a qualidade da educação infantil e os direitos das crianças, com objetivos de curto, médio e longo prazo na Instituição.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Ao compreender que um dos princípios de gestão democrática é envolver a comunidade escolar nas decisões das ações a serem desenvolvidas na instituição, pautar-se-á no trabalho coletivo com a participação do Conselho Escolar, garantindo a todos o acesso a informação referentes aos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiro da instituição.

A proposta de implantação da gestão democrática, está vinculada ao PPP, que a instituição já contempla, buscaremos utilizá-lo continuamente melhorando e ampliando suas ações e metas por meio de estudos e discussões com a comunidade escolar, priorizando a melhoria da qualidade do ensino e a interação social das crianças no espaço educacional. Sendo assim, vale citar Vital Didonet, que diz “ Cuidar e educar são ações intrínsecas e de responsabilidade da família, dos professores, dos médicos. Todos têm que saber que só se cuida educando e só se educa cuidando”.

Portanto, o desenvolvimento metodológico deste plano de trabalho para o biênio 2015/2017, será por meio da ação- reflexão- ação, do aprender fazendo, que colabore com uma gestão participativa, para adequar cada vez mais práticas educativas que constitua uma aprendizagem significativa no âmbito da instituição, como também sua emancipação.

No intento, iremos desenvolver uma proposta de gestão escolar, dando continuidade ao trabalho com eficiência e norteado por princípios comuns de orientações que garantam o cumprimento de normas, leis e diretrizes que regulamentam a educação infantil.

O resultado desta proposta será contemplado por meio da execução do que estabelece a documentação da instituição como PPP, regimento interno e consenso com Conselhos Escolares e demais envolvidos, dentro de uma perspectiva sócio-histórico, oportunizando uma gestão democrática participativa atuante.

AVALIAÇÃO

A avaliação da gestão ocorrerá de maneira, mais democrática e participativa possível, tendo em vista que o resultado positivo da execução depende da participação e desempenho de todos os envolvidos .

Entretanto, a avaliação será formativa e diagnóstica, por meio de relatórios e discussão com registro em ata, caso seja necessário. Destacamos a importância da inter-relação entre elas, facilitando, assim a visão mais integrada da instituição, visando eficiência e qualidade.

Para alcançar uma sociedade, com princípios da equidade e solidária, são necessárias convicção e determinação diante da concepção educacional político-pedagógica, norteadora do desenvolvimento integral do sujeito, em suas aprendizagens essenciais, com base nos quatro pilares fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI de Jaques Delors: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.

1- Identificação:

NÚCLEO INFANTIL PADRE WIRO VAN VLIET
RUA B, Qd. 01 Lt. 03, Vila Padre Cícero
Cep: 7600-000
Tel: (64) 3603-7229
E-mail: nipadrewiro@outlook.com


Abrangência 

O Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet atende as crianças à partir de 6 meses até 5 anos de idade.

Cronograma
Horário de Funcionamento
07:00 às 17:00 – Creche
07:00 às 11:00 – Pré-Escolar Matutino
13:00 às 17:00 – Pré-Escolar Vespertino
Início das Aulas: 20 de janeiro de 2015
Término das Aulas: 18 de dezembro de 2015
Férias: 01 de Julho à 31 de Julho de 2015

O horário de funcionamento do Núcleo Infantil Padre Wiro Van Vliet é das 7h às 17h, para a clientela de 0 a 3 anos com atendimento em período integral e das 07h00 min às 11:00 min. e de 13:00 às 17:00h para a clientela da Educação infantil de 4 à 5 anos.

O horário de entrada é das 7:00 h com tolerância até à 7:15 min., com justificativas à administração da creche, para que as mesmas não se tornem rotineiras.

O horário de saída das crianças compreende às 17h. No caso da criança que necessitar ser retirada antes do horário, os responsáveis deverão justificar à coordenação. As crianças deverão ser entregues e retiradas pelos pais e/ou responsáveis com as educadoras na porta da respectiva sala, porém não é permitida a entrada e permanência dos pais na mesma. As conversas informativas na porta das salas devem ser breves.

A organização das crianças por sala será realizada considerando as seguintes faixas etárias: Maternal I – 4 meses a 1 ano; Maternal II – 1 a 2 anos; Maternal III – 2 a 3 anos; I Período – 3 a 3 anos e meio; II Período – 3 anos e meio a 4 anos; Pré- Escolar I de 4 a 5 anos; Pré- escolar II de 5 a 6 anos;

Número de crianças matriculadas: 189, sendo distribuídos em turmas em período integral (creche) e parcial pré-escolar (matutino ou vespertino).

Dependências Existentes na Escola:

O Núcleo Infantil Padre Padre Wiro Van Vliet contempla o programa Proinfância, na infraestrutura o Núcleo conta com estacionamento, salas da administração; com recepção, secretaria, orientação, diretoria, sala de reunião de professores. Almoxarifado e dois banheiros, sendo masculino e feminino. Há um refeitório amplo no saguão, pátio com anfiteatro, playground. Na parte de serviço o Núcleo conta com rouparia, passadoria lavanderia, depósito de perecíveis, depósito de não perecíveis, cozinha, lactário, vestiário 01 e 02 depósitos de material de limpeza, na parte externa tem área de serviço, e área de serviço descoberta, central de GLP.

Na parte pedagógica as divisões obedecem às seguintes divisões são: 1 sala de maternal I, 1 sala de maternal II, 2 salas de maternal III, 1 sala de I período, 1 sala de II período, 2 salas de pré-escolar, 1 brinquedoteca, 1 laboratório de informática. Porém a sala do brinquedoteca está sendo utilizada como sala de aula para a turma de pré-escolar II (no turno vespertino) e o laboratório de informática, como sala de vídeo. Contando com 11 turmas, distribuídas em períodos integral a creche e parcial a pré-escola.

 

 

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