Está em andamento uma ação de extensão do Câmpus Iporá do IF Goiano, por meio do curso de Agropecuária, que consiste em contactar o segmento produtivo do município de Iporá para orientaçãocom relação a estilo de plantio que elimine o uso de agrotóxicos.
O trabalho está apenas começando. A Cooperativa de Pequenos Produtores de Iporá (Coopercoisas) foi uma das primeiras a serem procuradas para conhecer o projeto. Nesta cooperativa, composta de dezenas de chacareiros e muitos deles horticultores, a ideia foi bem aceita. Valdion Marques, da Coopercoisas, gostou da iniciativa. Ele acredita que produzir hortaliças sem agrotóxicos será um grande diferencial para dar qualidade aos produtos comercializados pela Coopercoisas.
Nos últimos dias, na Fazenda Pindaíba, em plantio da senhora Marli, foi feito uma explicação para produtores sobre a forma de cultivar hortaliças sem agrotóxicos. O professor Doutor Eduardo de Carvalho, do IF Goiano, é entusiasta desta busca de hortaliças sem agrotóxico. Foi quem ele quem deu as primeiras orientações para horticultores ligados à Coopercoisas. Outros grupos de produtores serão contatacdos pelo trabalho de extensão do IF Goiano – Câmpus Iporá.