Nos próximos dias escolas, professores e alunos de Iporá e da região vão tomar conhecimento sobre uma nova edição da Olimpíada de Matemática de Iporá (OMI). Esse é um projeto de extensão anual realizado pelo Instituto Federal Goiano – Campus Iporá desde 2016, que tem como público-alvo os discentes matriculados na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Iporá e das cidades circunvizinhas. Esses alunos participam de oficinas, cujo objetivo é resolver questões e problemas matemáticos promovidas, e de uma competição realizada por meio de uma prova discursiva. Essas oficinas são ministradas pelos professores da área de matemática do IF Goiano – Campus Iporá nas escolas que as solicitam. Os professores de matemática da região também podem participar da competição, como forma de incentivar e inspirar seus alunos.
Desde a sua primeira edição, o projeto obteve números impressionantes, em 2016, foram inscritos 576 estudantes e 54 professores vindo de 20 escolas oriundas de sete cidades da região oeste de Goiás e em 2017, 434 estudantes e 36 professores de 22 escolas de 6 cidades do estado de Goiás se inscreveram no projeto; ou seja, o projeto está tendo uma boa aceitação das comunidades escolares. Para a comissão organizadora, esses números refletem o apoio maciço que as instituições de ensino têm no projeto e no IF Goiano, o que levará ao aumento no número de inscritos na edição de 2018, a qual já teve o seu regulamento publicado.
Além da integração entre alunos e professores das diversas unidades escolares do município e região, a competição tem como objetivo encontrar talentos na área de Matemática e motivá-los para a participação em outras olimpíadas de matemática que acontecem em âmbito estadual, nacional e internacional. A OMI também visa proporcionar uma melhoria do ensino de Matemática, incentivando o aperfeiçoamento do conhecimento por parte de alunos e professores.
Dessa forma, o projeto é uma maneira de valorizar estudantes e docentes que se empenham na construção do conhecimento matemático, bem como as instituições de ensino que fomentam esse trabalho.
Além dos professores de matemática do Campus Iporá, a OMI conta com a colaboração de outros docentes de áreas afins e de servidores técnicos administrativos da instituição promotora. O projeto tem ainda o apoio de Instituições de Ensino e parceria com diversas empresas locais que, junto ao IF Goiano, financiam a divulgação, execução e premiação de alunos, professores e escolas premiados na competição. (com a Assessoria de Comunicação Social)