No início do mês, entre os dias 02 a 07 de outubro, o IF Goiano Campus Iporá se estruturou para receber a primeira Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) vinculada ao Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) do Estado de Goiás.
A entrega da UTT compõem a fase 2 (instalação) prevista no cronograma de estruturação do CEBIO, para 2023, e que será finalizada, em todas as UTTs ao nível estadual, até o final do mês de outubro. Para execução dessa segunda fase, ações por parte da equipe da UTT do Campus Iporá foram orquestradas, tais como escolha do terreno para instalação da UTT, terraplanagem e compactação do terreno, interligação de água e esgoto e interligação de energia com a concessionária local.
Na fase 1 (pré-instalação), já executada em todas as UTTs, o mapeamento de onde as Unidades de Transferência de Tecnologia serão instaladas ao nível estadual, a sensibilização das equipes dos Campi do IF Goiano que participarão do CEBIO, a listagem de perspectivas de área de atuação, observância às realidades locais, prospecção de parcerias e nomes dos interessados com aderência à temática dos bioinsumos, o compartilhamento do Plano de Funcionamento das UTTs com foco em entregáveis, o preenchimento do questionário avaliativo e reuniões de trabalho presenciais e remotas foram satisfatoriamente executadas, aponta o Diretor Geral do CEBIO, Prof. Dr. Alexandre Igor.
Para a terceira e última fase de estruturação do CEBIO, a fase 3, denominada de pós-instalação, segundo o Pro-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Prof. Dr. Alan Carlos, ações como a execução do Plano de Funcionamento das UTTs, o foco em entregáveis produtos, serviços e processos que envolvam PD&I, o planejamento contínuo das ações a serem executadas pela UTT, o diálogo com o arranjo produtivo local para prospecção de problemas dos quais os bioinsumos possam solucionar ao nível de campo, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, Empreendedorismo e Capacitação de Mão-de-Obra tem sido programadas para plena execução.
Segundo o Coordenador Executivo da UTT CEBIO – Campus Iporá, Eng. Agrônomo, Dr. Estenio Moreira Alves este investimento é fruto do trabalho de uma equipe dedicada e qualificada do Campus Iporá. Devido ao trabalho da gestão e equipe técnica (14 pesquisadores/professores/extensionistas) foi possível conquistar este investimento para o Campus Iporá. Há previsão de investimentos da ordem de 600 mil reais ao término das etapas previstas neste projeto em infraestrutura, equipamentos, insumos, treinamento e bolsas para execução das atividades de pesquisa, ensino, extensão e principalmente transferência de tecnologia.
Para o Diretor de Pesquisa do Campus Iporá, Prof. Dr. Daniel Emanuel, a UTT CEBIO é uma importante conquista para toda comunidade do IF Goiano – Campus Iporá e da região. Além de auxiliar na execução dos projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, a UTT tem como objetivo promover o treinamento e suporte técnico aos agricultores da região em todas as etapas do processo, bem como a ampliação de coleções de micro-organismos de interesse biotecnológico nativos do cerrado. Importante lembrar que esta é uma temática em que o Brasil é pioneiro e de grande importância gerando desenvolvimento econômico, social e ambiental por meio da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário.
O Diretor Geral, Prof. Ms. Marcelo Medeiros, ressalta a importância da equipe para o campus, sem as pessoas envolvidas os investimentos e o crescimento do campus não seria possível, com ganhos diretos a comunidade interna (Estudantes, Servidores, Professores) e indiretos a comunidade externa (Produtores, Técnicos, Egressos e Consumidores).
Membros da equipe atual:
Eng. Agrº, Dr Estenio Moreira Alves – Coordenador Executivo da UTT Campus Iporá;
Prof. Dr Paulo Alexandre Perdomo Salviano – Coordenador de Transferência de Tecnologia da UTT Campus Iporá;
Prof. Dr Daniel Emanuel Cabral de Oliveira – Diretor de Pesquisa, Campus Iporá;
Bel. Gestão em Recursos Humanos, Ms. Laurielly Maria Itacarambi da Silva – Pesquisadora;
Prof. Dr Alisson Lucrécio da Costa – Pesquisador;
Profª Drª Daline Benites Bottega, Pesquisadora;
Profª Drª Erika Crispim Resende – Pesquisadora;
Profª Drª Amanda Abdallah Chaibub – Pesquisadora;
Profª Drª Marcela Christofoli – Pesquisadora;
Prof Dr Romano Roberto Valicheski – Pesquisador;
Profª Drª Silvia Sanielle Costa de Oliveira – Pesquisadora;
Prof Ms Vanderlei Alves Cardoso – Pesquisador;
Profª Drª Vanessa de Fátima Grah Ponciano – Pesquisadora;
Profª Drª Vânia Sardinha dos Santos Diniz – Pesquisadora.
Núcleo de Comunicação Social e Eventos – Campus Iporá