César Cândido Brito (foto) está coordenando um programa que leva cursos profissionalizantes para 11 cidades da região. Trata-se do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). E o Câmpus de Iporá do IF Goiano nessa ação que o faz presente em Iporá, Aragarças, Piranhas, Caiapônia, Fazenda Nova, Montes Claros de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Israelândia, Diorama, Amorinópolis e Arenópolis. Nestas 3 últimas cidades o Pronatec acaba de chegar. Nas demais, desde o primeiro semestre deste ano que têm sido ministrados os cursos. Dentre os municípios que já tinham o Pronatec foi acrescido em Fazenda Nova, para um Distrito, uma turma. E na Serra Dourada.
Desde quinta-feira passada, 5, estão sendo retomadas as aulas. Cada dia em uma cidade, com a presença do coordenador do Pronatec pelo IF Goiano, professor César Cândido Brito. E a segunda turma do ano que inicia aulas em cada cidade.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
São três tipos de curso:
Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.
CIDADES, CURSOS, CARGA HORÁRIA