Desde sexta-feira passada, 13, está a frente da Subsecretaria Regional de Educação o Dr. Fagundes, apresentado à equipe como interventor no órgão, em substituição a Jerônimo Martins de Brito, demitido a pedido do grupo político encabeçado por Naçoitan Leite.
A medida implodiu ainda mais o grupo do governador em Iporá. Muitos ficaram contrariados com a demissão e medida de intervenção. Outros acreditam que seria necessário esse afastamento. Tivemos notícia, inclusive, de reunião de profissionais da educação que trataram desse assunto.
Jerônimo Martins Brito chegou ao cargo com apoio do deputado federal João Campos (PSDB). Jerônimo tem trânsito bom entre líderes e membros da Igreja Assembleia de Deus, a principal base do deputado tucano em Iporá, o mais votado nas últimas eleições, neste município.
A reportagem está tentando um contato com João Campos a fim de que ele se posione a respeito da demissão de seu protegido político, um profissional da área com muitos anos de experiência e que por cinco anos esteve a frente do órgão.
Dr. Fagundes
O interventor que chegou afirma estar dedicando muito à sua função. Disse que não sabe quanto tempo ficará como interventor, já que isso é determinação da Secretaria Estadual de Educação. Sobre sua rotina diz que pelas manhãs está cuidando da parte administrativa e nas tardes faz visitas a escolas.
Ele tem vários anos de atuação na área de educação. Foi assessor de gabinete da Secretaria Estadual, diretor de escola por 10 anos e subsecretário interino. Disse que já teve experiência em sala de aula.
Fátima Maria com cotação para assumir
O cargo de intervenção é temporário. Assim que houver entendimento entre os políticos uma nova pessoa será escolhida para o cargo de subsecretário. Na comunidade iporaense, especialmente entre políticos e educadores, comenta-se que a cotação maior é pelo nome da professora Fátima Maria de Jesus, que é esposa do ex-vereador Devaci Dias e que atualmente já é Coordenadora Pedagógica no órgão. Ela também tem muitos anos de experiência no ensino público estadual. Fátima tem perfil técnico e político. Também é ligada ao deputado João Campos.
A volta de Jerônimo Martins ao cargo depende muito de João Campos. Sobre isso, iremos ouvi-lo.